2                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

EXPEDIENTE

Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP).
Instituída em 20/02/1992
Entidade de Utilidade Pública Federal (Proc.MJ 15630/97-32) DOU 116-22/06/98
Associada a Confederación de Asociaciones Americanas para la Producción Agropecuária Sustentable

Jornalista responsável:
João Carlos Dias - RP 2684/10/162-PR

Diagramação:
Romilda Chicoski - rorokia@uol.com.br 

Impressão:
Kugler Artes Gráficas

Presidente:
Ivo Mello

Vice-presidentes:
Ariovaldo Ceratti
Hilário Daniel Cassiano
Herbert Bartz
Leonardo Coda
Flávio Faedo
Luiz Carlos Roos

1º secretario:
Osmar Muzilli
2º secretário:
Cláudio Furian Macagnan

1º tesoureiro:
Manoel Henrique Pereira
2º tesoureiro:
Andréas Petters

Diretor-executivo:
Engº agrº Maury Sade

Produção:
Engº agrº Bady Cury, assessor técnico da FEBRAPDP
Engª agrª Lutécia Beatriz Canalli, Emater-PR/FEBRAPDP

Endereço:
Rua Sete de Setembro, 800 - 3o andar. Sala 301 - A, centro
Ponta Grossa-PR
Tel/fax: (42) 223-9107
CEP: 84.010-350
e-mail: febrapdp@uol.com.br 
www.febrapdp.org.br 

CAT- Unaí promove o Plantio Direto em pequenas propriedades do
cerrado de Minas

    A agricultura familiar desempenha importante papel, tanto como produtora de alimentos em geral como tampão social e econômico de grande interesse para manutenção do homem no campo com renda. No cerrado, este tipo de agricultura ficou bastante limitada à terras marginalizadas de baixo valor, normalmente localizadas próximo de cursos d’água em solos altamente susceptíveis a erosão.
     O Município de Unaí, localizado no Noroeste de Minas Gerais, próximo a Brasília, na região nuclear mais centralizada do bioma cerrado. É o município com o mais alto PIB agrícola do estado, voltado principalmente à produção em grande escala de soja, milho, feijão, algodão, trigo, cevada e café, em condições de sequeiro e irrigado. É a maior região irrigada da América Latina e detém altos índices de produtividade agropecuária devido a grandes investimentos em tecnologia moderna.
Em contraste com esta realidade encontra-se no município um grande número de pequenos produtores rurais, voltados a pecuária leiteira, suinocultura e avicultura. Localizados em propriedades de 20 a 200 hectares, em média, de nível tecnológico intermediário, porém, por tradição ainda totalmente embasada no preparo convencional do solo. Além disso, Unaí destaca-se no cenário nacional por ser um dos municípios com uma das maiores concentrações de assentamentos de reforma agrária (24), contudo, com baixa interferência de movimentos radicais.
O Clube Amigos da Terra de Unaí vem desenvolvendo um trabalho de fomento do plantio direto em pequenas propriedades no cerrado do noroeste mineiro desde o ano de 2000, quando a Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC) enviou à esta região o seu secretário executivo, John Landers, para que realizasse um palestra no Projeto de Assentamento Palmeirinha.
No ano de 2001 foi assinado um contrato de comodato entre o CAT e a APDC para uso de uma semeadora-adubadora marca Vence-Tudo, de três linhas para feijão/soja e duas para milho doada pela Embaixada Britânica no Brasil. No primeiro ano de trabalho da máquina foram implantadas área demonstrativas em parceira com a Cooperativa Agropecuária de Unaí Ltda. (Capul, bem como palestras e dias de campo no município.
Foram realizadas palestra e dia de campo sobre “Plantio Direto em Pequenas Propriedades” no Projeto de Assentamento Renascer, localizado na Fazenda Campinas. Neste evento, que reuniu em torno de 70 pequenos produtores, foram feitas demonstrações práticas daquela semeadora-adubadora, de semeadoras de tração animal (Werner e Knapik), de semeadoras manuais (tipo “matraca” da Fitarelli) e de pulverizadores de tração humana. Parte deste maquinário foi cedido para a apresentação pela Uniagro Comercial Agrícola, representada por um dos seus sócios, Alexandre Dantas. Foi plantada uma área experimental de quatro hectares para avaliação de competição entre híbridos e variedades de milho, bem como demonstração de diferentes características morfológicas de interesse produtivo, feita pelo agrônomo Max Fernandes, da equipe da Monsanto/Dekalb/Agroceres. Após a visitação em um dos quatro lotes do assentamento cultivados sob plantio direto, os produtores puderam ver na prática como que se comporta uma cultura semeada diretamente na palha. Aqueles que adotaram a técnica afirmam que abandonaram o uso de grades, principalmente, pela redução de erosão já observada, bem como pela redução de custos de produção pela eliminação do preparo mecânico do solo. O produtor Manoel Alves Avelar, que há mais de 50 anos realizava a agricultura convencional,  disse que nunca viu algo tão bom pra terra como a palhada. "Nunca mais vou destruir a palha, porque ela protege e melhora minha terra e minha roça”.
Segundo o presidente do CAT-Unaí, Geert Renze Haveman, “o plantio direto deve ser levado também ao pequeno produtor das regiões de média e baixa altitude de Unaí, tanto para que conheçam os benefícios da tecnologia adaptada ao seu meio, como para que se estagne a grave situação de erosão nestas localidades”.

  Engº Agrº Adriano Maia Cordeiro- Cat-Unaí 

Conselheiro da FEBRAPDP
apresenta trabalho na Tailândia

     O conselheiro da FEBRAPDP, Ricardo Ralish, professor da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL), participou do 17o Congresso Mundial de Ciência do Solo, realizado de 14 a 21 de agosto do ano passado em Bangkok, capital da Tailândia. O professor apresentou o trabalho "Relations between soil system and cropping systems on a small watershed in Paraná – Brazil.
     Entre outras coisas o professor avaliou os sistemas de culturas adotadas e seus efeitos no solo. Ele destacou a importância de se adotar o sistema de plantio direto com qualidade. Como conseqüência das avaliações realizadas na região de Londrina, através do trabalho citado, está sendo desenvolvido um projeto de pesquisa na Fazenda Escola da UEL. O objetivo é avaliar os efeitos no solo e os desempenhos econômicos de diferentes rotações de culturas no plantio direto para culturas anuais em solos argilosos.
     Os primeiros resultados obtidos estão sendo apresentados em relatórios e dissertações. 

[ Página 1 ] [ Página 3 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home