3                                                      Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Dinâmica apresentará resultados de desempenho de semeadoras de Plantio Direto

     A Área de Engenharia Agrícola do Iapar, a Itaipu Binacional e a Prefeitura de Guaíra estão organizando para 27 e 28 de junho deste ano, naquele município, uma Avaliação e Dinâmica de Semeadoras em Sistema de Plantio Direto (PD). Será feita demonstração e apresentação dos resultados de 22 modelos avaliados com um mês de antecedência (maio de 2003). Também vão ser distribuídas publicações do estudo de 75 máquinas avaliadas nos últimos anos pelos pesquisadores do Iapar.  
     O evento pretende reunir técnicos e agricultores de vários estados, segundo os pesquisadores do Iapar, Ruy Casão Júnior e Rubens Siqueira. Os participantes terão oportunidade de discutir com os técnicos das indústrias e apresentar propostas, além de selecionar e adquirir os equipamentos de interesse.
     Foram quatro os eventos desse tipo promovidos pelo Iapar, sendo três em convênio com a Itaipu Binacional, para melhorar a qualidade do sistema de plantio direto na região. Estas atividades se caracterizam por serem pioneiras no Brasil a realizar uma exposição dinâmica,  incluindo avaliação dos equipamentos, estimulando perguntas e questionamentos. Os pesquisadores e técnicos das indústrias apresentarão as características, virtudes e defeitos das máquinas, na presença de agricultores. As semeadoras trabalharão nas mesmas condições em que foram avaliadas no mês anterior.
     Nos eventos anteriores, realizados nos municípios do Norte e Oeste do Paraná, as semeadoras foram avaliadas em solos com teor de 60% a 70% de argila. No caso de Guaíra, o público poderá observar o desempenho sobre um solo com 30% de argila, portanto, mais representativo do Noroeste paranaense e muitas outras regiões brasileiras.
     Os organizadores estão preparando o local para que 13 semeadoras de precisão semeiem feijão em maio e sete semeadoras de fluxo contínuo semeiem uma mistura de sementes de adubos verde como aveia preta, tremoço e nabo forrageiro de uma só vez. Todas as semeadoras trabalharão sobre uma cobertura morta de milho e guandu.
     Foram convidadas para o evento as indústrias Agritillage do Brasil/Baldan, Case do Brasil, Fankhauser, Gihal, Imasa, John Deere, Jumil, Külzer & Kliemann, Marchesan/Tatu, Max, Metasa, Morgenstern, Semeato, Sfil e Vence Tudo.

 *Ruy Casão Júnior
 Área de Engenharia Agrícola do IAPAR
 Coordenador do evento

     Agricultores observam resultados dos
      trabalhos realizados nas dinâmicas.

III Seminário Sul-Brasileiro
de Agronegócios

      Acontecerá nos dias 8 e 9 de Abril de 2003, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, em Passo Fundo-RS, o III Seminário Sul-Brasileiro de Agronegócios – a importância das cadeias produtivas. A promoção foi da Revista Plantio Direto com o apoio da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo, Embrapa Trigo, Cotrijal, Cotrel, Cotrimaio e outras Instituições e empresas ligadas ao agronegócio.
     Estão previstas 13 palestras, com o objetivo foi de debater a atual situação e as perspectivas do agronegócio sul-brasileiro em 2003, envolvendo os diversos setores das cadeias produtivas que atuam no desenvolvimento da Região Sul. Com esse propósito, assuntos referentes ao cooperativismo, às políticas públicas, a assistência técnica, insumos e análises de mercado das cadeias de soja, milho, trigo e carnes, serão abordados no evento.
     A abertura do Seminário será feita pelo Assessor da ABAG Nacional e Diretor do Instituto de Estudos do Agribusiness Brasileiro, Engenheiro-Agrônomo Luiz\ Antônio Pinazza que falará sobre os principais desafios do setor para este ano no Brasil.
     A expectativa dos organizadores é de um público superior a 400 pessoas entre produtores, técnicos, diretores de cooperativas, gerentes e estudantes de agronomia e medicina veterinária.

Milho Brasil Sul
Salão Técnico da Pequena Propriedade

Com o objetivo de transferir aos produtores de milho da Região Sul tecnologias de produção para a cultura do milho que viabilizem o processo produtivo aumentando a eficiência e a produtividade das lavouras, acontecerá nos dias 27 e 28 de maio o evento denominado Milho Brasil Sul – Salão Técnico da Pequena Propriedade, no Centro Cultural de Erechim-RS, tendo como promotores Cotrel e Revista Plantio Direto.
     O evento contará com 12 palestras técnicas onde serão abordados temas como fisiologia da produção, adubação, controle de pragas e doenças, espaçamento e densidade de plantas, novas tecnologias além da importância da produção de milho na região, tendências de mercado e clima para a próxima safra.

  II Seminário sobre Arroz Irrigado

     Acontecerá nos dias 3 e 4 de junho em Santa Maria -RS, o II Seminário sobre arroz irrigado: uso intensivo e sustentável de áreas de várzeas, numa promoção da Revista Plantio Direto e do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria-RS.
     O objetivo do evento, a exemplo da edição anterior, é transmitir aos técnicos, produtores e estudantes as estratégias e perspectivas para o uso intensivo e sustentável das áreas de várzeas, transferindo aos pequenos, médios e grandes produtores da região, técnicas que busquem viabilizar o processo produtivo, aumentando a produtividade e a eficiência das lavouras.
Informações: www.plantiodireto.com.br  revista@plantiodireto.com.br    
fone: (54) 311-1235.


[ Página 1 ] [ Página 2 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home