Boletim Informativo
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE
PLANTIO DIRETO NA PALHA

Associada a CAAPAS-Confederación de Asociaciones Americanas para la Agricultura Sustentable
      Ano 3                                             Número 11                                   Janeiro/Março de 2003
Opinião

     Desde que nos propusemos a organizar o II Congresso Mundial sobre Agricultura Conservacionista tínhamos a certeza de que seria o maior evento desta natureza já realizado no Brasil.  Pelo interesse despertado por técnicos e produtores do Brasil e do mundo todo este nosso prognóstico deverá se tornar realidade.
    
A agricultura conservacionista, um dos mais notáveis avanços da agricultura moderna, tem o plantio direto como carro chefe. O sistema plantio direto proporciona a redução ou eliminação do revolvimento do solo, preservando os resíduos vegetais sobre a sua superfície, aumentando a biodiversidade pela rotação de culturas, uso de plantas de cobertura, integração lavoura-pecuária e sistemas agro-florestais, trazendo assim benefícios na proteção do solo, na qualidade da água e do ar, e conseqüentemente do meio ambiente como um todo.

O mundo conta hoje com aproximadamente 66 milhões de hectares no sistema de plantio direto, sendo que só o Brasil  representa 30% deste total, isto graças aos  conhecimentos acumulados ao longo dos últimos anos, o que fez com que se tornasse  referência mundial.
      A evolução da agricultura conservacionista no âmbito mundial, está sendo acelerada numa época em que a opinião pública tem despertado para o problema da degradação ambiental.

Desta forma, o interesse crescente pelo tema e a disponibilidade de resultados nesta área motivou o Brasil a qualificar-se para sediar o II Congresso Mundial sobre Agricultura Conservacionista – Produzindo em Harmonia com a Natureza – promovido pela FEBRAPDP e CAAPAS, juntamente com outras Instituições parceiras.

Sendo assim, é com grande expectativa que esperamos, de 11 a 15 de Agosto de 2003, em Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, contar com a participação maciça de representantes dos diversos setores nacionais e internacionais, para uma ampla discussão do estado da arte da pesquisa e desenvolvimento em Agricultura Conservacionista. A programação temática abordará não só inúmeros assuntos técnicos, mas também os benefícios ambientais e os desdobramentos políticos e econômicos ligados ao tema.

      AGENDE SUA PARTICIPAÇÃO
      Comissão Organizadora



11 a 15 de Agosto de 2003
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil


MAIS DE MIL PARTICIPANTES
SÃO ESPERADOS NA CIDADE
DE FOZ DO IGUAÇU

A FEBRAPDP e a CAAPAS esperam por mais de mil participantes no II Congresso Mundial sobre Agricultura Conservacionista, que acontece de 11 a 15 de agosto em Foz do Iguaçu – Paraná. Mais de 100 países estarão representados por pesquisadores, técnicos, produtores, acadêmicos, ambientalistas e interessados na agricultura conservacionista.
     A procura por interessados em participar do evento é intensa, portanto antecipe-se para garantir o seu lugar no Congresso e nos hotéis de Foz. Maiores informações, assim como a programação completa podem ser encontradas no site da FEBRAPDP: www.febrapdp.org.br. Informações podem ser conseguidas também pelo e-mail febrapdp@uol.com.br.
      O Congresso acontece no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel. O tema central deste ano será "Produzindo em
harmonia com a natureza". Serão realizadas diversas palestras durante a semana toda. Além disso, vão acontecer mesas redondas, apresentação de pôsteres e relato de experiências. O importante é que representantes de todos os continentes poderão trocar experiências sobre os novos conceitos de agricultura conservacionista.
     Entre outros temas, estarão sendo abordados "A agricultura conservacionista no mundo", "Implicações ambientais x inovações tecnológicas", "Segurança alimentar, perspectivas políticas e sócio econômicas", "Integração lavoura e pecuária", "Redes internacionais de cooperação técnica", entre outros.

 Visita  ao ministro 


     Representantes da direção da FEBRAPDP estiveram reunidos em janeiro com o ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, Roberto Rodrigues, em Brasília (foto acima). O encontro teve dois objetivos. O primeiro, convidar Rodrigues para participar da abertura do II Congresso Mundial sobre Agricultura Conservacionista, que acontece de 11 a 15 de agosto em Foz do Iguaçu – Paraná. Além disso, foram entregues sugestões da Federação para a política agrícola do Ministério. Em documento, depois de apresentar historicamente e as vantagens do plantio direto, a Federação sugere, entre outras propostas, a criação de condições para que a agricultura brasileira possa se tornar efetivamente moderna e competitiva com o Plantio Direto; seguro agrícola com prêmio diferenciado para os adotantes da tecnologia; compatibilização dos tributos sobre máquinas, insumos e outros  componentes da produção agrícola; prioridade de financiamento direcionado para a unidade de produção rural sob plantio direto e ITR diferenciado e reduzido para as áreas cultivadas sob o Sistema.


[ Página 2 ] [ Página 3 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home