Diálogo oportuno e estrategicamente necessário

30/09/2020

Da Redação FEBRAPDP

Foto: Divulgação Sementes Mineirão

Sementes de braquiárias e panicuns destinadas especificamente para o plantio consorciado com lavouras. Esse é o nicho de mercado escolhido pela Sementes Mineirão, empresa de Unaí, MG, que está no mercado atacadista desde 1995, mas somente em 2018 optou por atuar também no varejo. Foi justamente naquele ano que participou do 16º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha, em Sorriso, MT. A escolha revelou-se uma estratégia muito acertada e a colocou em evidência junto a um público que precisava de sementes como alto grau de pureza. A novidade foi bem recebida pelos agricultores e, de lá para cá, o volume de vendas da empresa dobra de tamanho ano a ano.

De acordo com o engenheiro agrônomo e proprietário da Mineirão, Orlando Martins, as gramíneas tropicais têm um papel muito importante na produtividade da agricultura. Ele identificou, então, que os produtores mais cientes desse tipo de cuidado também estavam intimamente ligados ao Plantio Direto.

“Quando percebemos isto, resolvemos focar esforços em levar ao agricultor um produto que não oferecesse risco de novas infestações para sua área de produção. Eles precisavam de sementes diferenciadas, livres de ervas daninhas e nematoides, a fim de não comprometer as culturas que dividem o mesmo espaço — o que para a pecuária já não é algo tão relevante. Assim, desenvolvemos uma semente que atinge um teor de 99% de pureza, enquanto o restante do mercado trabalha normalmente com 60%. Além disso, a agricultura tropical precisa de um aporte maior de matéria orgânica, de raízes e gramíneas como as braquiárias quanto os panicuns são as melhores opções para fornecer esse maior volume”, observa.

Não por acaso, a participação da Mineirão no ENDPD em Sorriso foi, nas palavras do próprio Martins, um grande sucesso. O estande foi muito procurado pelos visitantes, onde tiveram acesso à distribuição de amostras de sementes e kits para análise de pureza. A experiência ressaltou a importância de estar presente em eventos e ações que fomentassem o SPD. Uma estratégia que foi integrada ao foco da empresa, que desde 2018 é uma importante parceira da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação – FEBRAPDP.

“É muito importante estar ali porque é um lugar aonde as pessoas vão para buscar informações e, nós, como empresa, associada a esse tipo de conceito mais conservacionista não poderíamos deixar de participar. Fazer contatos com produtores e pesquisadores é muito necessário. No nosso caso específico, é uma oportunidade para dialogar diretamente com produtores tecnificados, que compreendem agronômica e economicamente que detalhes, como esse da pureza da semente, ajudam no sucesso da lavoura”.

No 17º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha, que será online e acontece entre os dias 1 e 3 de dezembro, a Sementes Mineirão também estará presente, como patrocinadora diamante, e irá apresentar aos visitantes em diferentes abordagens a importância da qualidade da semente e da relevância econômica que isso tem para lavoura. Tudo muito interligado ao teor mais focado no aspecto biológico da produção, que estarão em destaque nas palestras e apresentações do evento.

 

Inscrições e Resumos

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas diretamente pelo site oficial do 17º ENPDP (inscreva-se aqui). Até o dia 15 de novembro, o valor das inscrições será de R$ 50,00, após essa data será R$ 65,00.  Quem já tiver feito a inscrição no valor antigo, terá a diferença deste valor restituída.

A organização lembra ainda que os resumos devem ser enviados até o dia 10 de outubro. Para mais informações, acesse o site do 17º ENPDP ou entre em contato através do e-mail enpdp2020@fbeventos.com.