Evento online e gratuito aborda qualidade e rentabilidade em SPD

10/09/2020

Da Redação FEBRAPDP

 

Sistema Plantio Direto com qualidade e rentabilidade na prática. Esse é o eixo do I Web Fórum Amigos da Terra FEBRAPDP que acontece nos dia 14 e 15 de setembro de forma online e com inscrições gratuitas. O evento mira no resgate de conceitos que asseguram a eficiência e a estabilidade produtiva sob vários aspectos. Para isso, trará a experiência de produtores que são referências no Cerrado e na Região Sul do Brasil e têm no Sistema Plantio Direto a base de seus trabalhos. O encontro será uma valiosa oportunidade para produtores e demais profissionais do setor aprofundarem conhecimentos objetivos sobre manejo.

Entre os produtores que falarão no primeiro dia, estão Luiz Pradella, de Luis Eduardo Magalhães, na Bahia; Martin Simeon Wanser, produtor em Maracaju, Mato Grosso do Sul; Laercio Dalla Vechia, de Mangueirinhas, Paraná; Daniel Strobel, de Condor, no Rio Grande do Sul. Eles irão tratar especificamente sobre suas experiências práticas em Sistema Plantio Direto nas diferentes regiões produtivas.

Já no segundo dia, o produtor José E. Soares, mais conhecido como Zecão, de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso e Ricardo Ralisch, pesquisador e professor da Universidade Estadual de Londrina – UEL, vão apresentar resultados técnicos e análise sobre a necessidade de uso do escarificador em Sistema Plantio Direto. Na sequência, o produtor Gleyciano Vasconcellos, de Rio Brilhante, MS, Lutécia Canalli, pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR, e Marie Bartz, pesquisadora da Universidade de Coimbra (Portugal) vão apresentar e analisar também resultados sobre estímulo e melhora da biologia do solo.

De acordo com Jônadan Ma, presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação – FEBRAPDP, trata-se de um evento curto e muito objetivo, que chega num momento muito oportuno, oferecendo a experiência de produtores com resultados efetivos em suas lavouras. O conteúdo apresentado pretende ajudar outros produtores e técnicos a entender melhor o processo e, assim, atuar positivamente na tomada de decisões em suas rotinas diárias com soluções de manejo que preservam e garantem a viabilidade econômica do sistema produtivo.

“O evento vai trazer não apenas a ciência, mas a sua prática aplicada no campo. Teremos a presença de pesquisadores e produtores rurais que vão trazer relatos sobre o seu dia a dia, bem como os principais problemas que afligem cada um, tais como: compactação do solo, doenças, pragas e a importância de resgatar a biologia do solo”, explica Ma.

De acordo com Matheus Lima, diretor da I.S Brasil, empresa parceira do Amigos da Terra, "o Web Fórum merece todo incentivo por visar as melhores estratégias para o produtor rural, além de representar uma política sustentável na valorização do agro". Juliana Biscaia, gerente de Marketing Estratégico e Comercial da Sementes Mineirão, outra empresa parceira de longa data do Amigos da Terra, destaca a relevância do evento e afirma que “o SPD ajudará a garantir a sustentabilidade da agricultura no futuro”. "Em tempos tão adversos, o conhecimento é peça fundamental para sair na frente nos negócios. E o I Web Fórum Amigos da Terra FEBRAPDP é uma destas ferramentas que garantem o sucesso", diz Thalise Silva, analista de Marketing da AgroCP.

O evento será gratuito e 100% digital, certificado de participação e sorteio de brindes, somente para os inscritos no site através do link: https://febrapdp.org.br/forum13