Capacitação em CONTROLE BIOLÓGICO chega em boa hora

Redação FEBRAPDP 08/08/2019
Helicoverpa. Crédito: Embrapa

Os dias atuais são um momento muito oportuno para segunda edição do Curso de Controle Biológico de Pragas. Realizado por intermédio de uma parceria entre a Embrapa e a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação – FEBRAPDP, o curso foca na capacitação de agentes multiplicadores da tecnologia do controle biológico e acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, em Planaltina, DF. As inscrições, porém, se encerram no próximo dia 19 de agosto.

De acordo com Roberto Alves, pesquisador da Embrapa e organizador do evento, a importância do controle biológico é cada vez maior ao longo dos últimos anos. Os produtores estão querendo oferecer produtos com maior qualidade, sem danos na aparência e sem resíduos químicos. Existe, inclusive, a questão do rastreamento de diferentes produtos alimentares e países importadores sempre dão preferência por produtos de maior qualidade, principalmente os países europeus.

“Além disso, há uma grande pressão internacional, com o apoio de toda a mídia no atual momento, em utilizarmos menos produtos químicos para proteger melhor o meio ambiente e todas as pessoas envolvidas no assunto, isto é, produtores e consumidores”, explica Alves, que é engenheiro agrônomo com mestrado e PhD em Entomologia/Controle Biológico e trabalha na Embrapa há 38 anos.

Clique aqui para ver a programação completa do 2º Curso de Controle Biológico de Pragas

Ainda segundo ele, a utilização do controle biológico vem aumentando ao longo dos anos no Brasil. “Do ano de 2018 para 2019 ela cresceu 17% em nosso país. Isso é espetacular levando-se em conta o período economicamente difícil que estamos passando, mas que já está melhorando. Existe também uma forte cobrança, em nível mundial, de menor uso de inseticidas químicos na agricultura e de maior proteção ambiental, além da pressão por menos resíduos nos alimentos”.

Informação correta e necessária

O objetivo principal é apresentar e transferir tecnologias sobre a utilização adequada do controle biológico de pragas para o setor agropecuário. Para levar essas informações de qualidade, agrônomos, técnicos e consultores são o público alvo do curso. Responsáveis por fazer a transferência da tecnologia ao produtor rural, eles desempenham a função de agentes multiplicadores dessa informação.

“A estratégia é formar profissionais para que, bem informados e bem orientados, façam as tecnologias sobre controle biológico de pragas chegarem muito mais rápido no campo. Todos sairão ganhando com isso. O ambiente, os produtores e os consumidores que comprarão alimentos sem resíduos”, ressalta Alves.

Inscrições têm vagas limitadas

A programação conta com palestras bem atualizadas sobre as temáticas envolvendo o controle biológico. Serão ministradas por pesquisadores da própria Embrapa e de instituições de ensino, e de técnicos de empresas da área de controle biológico, além de demonstrações práticas e apresentações de informações técnicas pelas empresas apoiadoras do evento. Após cada palestra, haverá um momento para discussão sobre o tema com os participantes. Ao final das atividades, será realizada uma mesa redonda além da entrega do certificado de participação.

Para o pesquisador, esse curso é uma das oportunidades atuais que agrônomos, técnicos e consultores têm para receberem um treinamento de alta qualidade oferecido por pessoas altamente capacitadas e experientes nos diferentes tipos de controle biológico. Quem puder não deve deixar de participar.

O 2º Curso de Controle Biológico de Pragas é patrocinado pelas empresas JCO, Biovalens e Koppert, que durante o encontro apresentarão suas soluções tecnológicas em controle biológico. As inscrições devem ser feitas até 19 de agosto no site da FEBRAPDP, através deste link, que também traz outras informações. O investimento por participante é de R$ 600,00, valor que inclui o almoço. As vagas são limitadas.

Para grupos a partir de 3 participantes, a organização oferece desconto de 5% no valor da inscrição. Interessados deverão enviar e-mail para marketing@febrapdp.org.br.