Dourados receberá o maior evento sobre agricultura sustentável do Brasil

Redação FEBRAPDP 08/08/2019

O 17º° Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha (17ENPDP) acontecerá no período de 28 a 30 de julho de 2020, em Dourados-MS, no Centro de Convenções da Universidade Federal da Grande Dourados.

O evento é promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação – FEBRAPDP e, nesta edição, realizado pela  Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Embrapa Agropecuária Oeste,  Fundação MS e Sindicato Rural de Dourados e com o apoio da FAMASUL, CREA, CONFEA, Prefeitura Municipal de Dourados, SICREDI, Cooperativas e outras importantes instituições da região e do Estado do MS. O tema principal dessa edição é Sistema Plantio Direto: Base para Agricultura Sustentável.

No dia 30 de julho, integrantes da FEBRAPDP e representantes das instituições que compõe a comissão da organização local estiveram reunidos para começar a organização do evento. A comissão local apresentou os temas que serão abordados na programação. A seleção foi feita devido a identificação da maior relevância dos assuntos para a região e para o desenvolvimento da agricultura sustentável no Brasil de forma a apoiar os produtores rurais com a transferência de conhecimento por meio de palestrantes renomados. Os temas definidos são:

  1. Integração das propriedades química, físicas e biológicas do solo no Sistema Plantio Direto (SPD)
  2. Estratégias de diversificação econômicas e rotação de culturas no SPD
  3. Desafios e oportunidades para o SPD nas novas fronteiras agrícolas
  4. Manejo biológico no SPD
Diretor-presidente da FEBRAPDP, Jônadan Ma, apresenta para participantes da reunião os resultados da última edição do ENPDP, que ocorreu em Sorriso, MT, e as expectativas para o evento em Dourados.

A expectativa é que, em 2020, o 17º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha seja o maior evento do setor agrícola no Mato Grosso do Sul com conteúdo técnico, exposição de soluções comerciais e apresentação das instituições locais e nacionais cujos trabalhos apoiam os produtores rurais. A Confederação de Associações Americanas para a Agricultura Sustentável (CAAPAS), presidida atualmente pelo diretor-presidente da FEBRAPDP, Jônadan Ma, também apoiará e estará presente no 17ENPDP. O público estimado é de 800 participantes entre produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes, entre outros. Os valores das inscrições serão mais acessíveis em comparação com outros eventos da mesma categoria.

Sobre a programação, Ma destaca o dia de campo: "Fiquei extremamente impactado com o belo trabalho desenvolvido pelo prof Luiz Carlos (UFGD) nos ensaios na fazenda experimental e pelo cuidado e trabalho do novo gestor da mesma, Bruno Pontim. O dia de campo já está com a configuração básica pronta e basta agora fazer os ajustes para o evento do dia 30 de julho de 2020".

Professor Luiz Carlos Souza da UFGD apresenta experimentos para o dia de campo

Seguindo a agenda de atividades para organização do evento, os organizadores estiveram reunidos com a reitora da UFGD, Prof Dra Mirlene Ferreira Macedo Damásio, o vice-reitor Luciano de Oliveira Geisenhoff, o professor Luiz Carlos Souza e o diretor da Fazenda Experimental de Ciências Agrárias, Bruno Pontim. A reitora confirmou o apoio da UFGD para o evento e colocou à disposição um grupo de acadêmicos selecionados para trabalhar no apoio à organização, plenárias e dia de campo.

O lançamento oficial do 17ENPDP está marcado para o próximo dia 23 de setembro, às 19h30, no Anfiteatro da Reitoria da UFGD. O convite oficial será publicado em breve. Acompanhe as atualizações sobre o 17ENPDP no site da Febrapdp e nas redes sociais: Instagram e Facebook

Reitora da UFGD Mirlene Ferreira Macedo Damásio, vice-reitor Luciano de Oliveira Geisenhoff, o professor Luiz Carlos Souza e o diretor da Fazenda Experimental de Ciências Agrárias, Bruno Pontim, recebem integrantes da organização do 17ENPDP e confirmam o apoio à realização do evento.