Município gaúcho realiza 4º Fórum de Manejo de Solos dia 8 de agosto

Emater/RS-Ascar 31/07/2019

Por Tiago Bald, Emater/RS-Ascar

A Emater/RS-Ascar e a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (Aseat) programam para o próximo dia 08 de agosto, em Vespasiano Corrêa, o 4º Fórum de Manejo de Solos. Dividida em duas partes, a programação inicia às 8h30 no Galpão do Seu Chico, onde serão realizados painéis e palestras com temas como manejo da água em sistemas conservacionistas e física do solo. Na parte da tarde ocorre atividade de campo, na propriedade da família Balerini, com estações sobre mecanização e física do solo, práticas para controle de erosão e plantas melhoradoras e de cobertura.

Parte do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água do Governo do Estado, que visa incentivar, fomentar e coordenar ações para a proteção e a conservação da qualidade do solo e da água, o Fórum também tem o objetivo de apontar caminhos na busca por manter esses recursos vivos para uma maior produtividade. "O que se busca é estabelecer uma rede de parceria com os municípios, órgãos e entidades públicas e privadas que, somadas aos produtores, gerem ferramentas para aplicação dessas ações", avalia o assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Marcos Schäfer.

Nesse sentido, procura-se tratar o solo como um organismo vivo, fundamental para a produção de alimentos saudáveis. "É um trabalho que busca despertar a consciência também por meio de campanhas, eventos, seminários, atividades de campo e ações de educação ambiental em escolas, com vistas a engajar a sociedade para a importância do tema", salienta Schäfer. "Trata-se de uma discussão importante, já que os cuidados com o solo muitas vezes passam despercebidos", completa.

Inscrições e mais informações podem ser obtidas nos escritórios da Emater/RS-Ascar ou pelo e-mail srieth@emater.tche.br. O evento conta com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Prefeitura de Vespasiano Corrêa. O patrocínio é de Diamaju Syngenta, Dália Alimentos, cooperativa Sicredi, Germiplan, Agrovale Tratores e Implementos, Unical e Folhito Adubos Orgânicos.

Programação

8h30 - Recepção
9h30 - Abertura
10h - Manejo de água em sistemas conservacionistas. Prof. Jean Minella da UFSM
10h45 - Física do solo e a relação solo, água e planta. Prof. Michael Mazurana da UFRGS
11h30 - Apresentação da área da Tarde de Campo. Engenheiro agrônomo Fabrício Balerini
12h15 - Almoço
14h - Tarde de campo com estações sobre mecanização e física do solo, práticas para controle da erosão e plantas melhoradoras e de cobertura. Com representantes da UFSM, Ufrgs e Emater/RS-Ascar
16h - Encerramento