Nota da FEBRAPDP sobre o rompimento da barragem em Brumadinho

Redação FEBRAPDP 28/01/2019

A Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) – representante dos agricultores que adotam o Sistema Plantio Direto em prol da Agricultura Sustentável no Brasil – lamenta a tragédia que ocorreu no dia 25 de janeiro de 2019 em Brumadinho (MG) devido ao rompimento da barragem de rejeitos Mina do Feijão, da mineradora Vale. O acidente ceifou dezenas de vidas preciosas e causou grandes danos à Bacia do Rio São Francisco.

Lembramos do rompimento da barragem do Fundão da Samarco em 2015, também no Estado de Minas Gerais, cujas ações de prevenção posteriores não foram suficientes para evitar mais esta tragédia!

Esses dois episódios, ocorridos em um período tão curto de tempo, mostram a necessidade da ação do governo em intensificar a fiscalização e a adoção de instrumentos e tecnologias que possam impedir a repetição desses cenários tão tristes para nós, brasileiros.

Somos todos diretamente penalizados pela perda irreparável de vidas e pela destruição do meio ambiente!

A FEBRAPDP se coloca à disposição do governo, das instituições e da sociedade para contribuir na busca de soluções sustentáveis para a produção de alimentos e conservação da vida dependentes do solo e da água.

Manifestamos total solidariedade e apoio a todos os que foram diretamente atingidos por essa lamentável tragédia.

Por um Brasil mais sustentável e com respeito à vida!

Atenciosamente,

Jônadan Hsuan Min Ma
Presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação