SC incentiva SPD em pequenas propriedades

Epagri 19/11/2018

 

Objetivo é conservar o solo e aumentar a produtividade das lavouras

Por Assessoria de Imprensa da Epagri

Foto: Divulgação Epagri

Com o objetivo de incentivar o Sistema Plantio Direto nas pequenas propriedades rurais de Lages, SC, a Epagri reuniu 250 pessoas para um dia de campo sobre o assunto na última semana de outubro, na fazenda São João, localizada na comunidade de Santa Terezinha do Salto. Participaram produtores rurais de Lages e de outros municípios da serra catarinense, alunos da escola itinerante, técnicos agrícolas, agrônomos e lideranças municipais.

O palestrante do evento foi o professor da Udesc Ricardo Trezzi Casa. “Consideremos importante esse evento porque reuniu pequenos e médios produtores da região e oportunizou o repasse de informações técnicas pra que todos possam conhecer algumas estratégias necessárias para utilizar o correto sistema de plantio direto”, disse.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Osvaldo Unicini, a prefeitura de Lages mantém 19 núcleos agrícolas e oferece suporte com máquinas e equipamentos. Ele participou do dia de campo e informou que estão sendo adquiridas quatro plantadeiras para plantio direto, três pulverizadores e distribuidores de calcário. “Isso porque queremos introduzir o plantio direto também nas pequenas propriedades com o objetivo de conservar o solo e aumentar a produtividade das lavouras”.

O dia de campo foi coordenado pelo extensionista rural da Epagri de Lages Pedro Donizete Souza. O evento foi promovido pela Epagri, Secretaria de Agricultura e Pesca de Lages, Cooperativa Agropecuária do Planalto Serrano (Cooperplan), com o apoio da Associação União Rural de Lages (Unir) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Patrocinaram o evento empresas do setor agrícola locais e regionais serranas.