Publicados os Anais do 16º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha

Redação FEBRAPDP 25/10/2018

Confira os resumos dos trabalhos técnico-científicos apresentados no 16º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha. O evento foi realizado de 01 a 03 de agosto de 2018 no Centro de Eventos Ari José Riedi, Sorriso – MT e promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação.

Com o tema “Sistema Plantio Direto: Entenda os desafios atuais. Prepare-se para o futuro”, esta edição do encontro teve como objetivo discutir os problemas atuais e propor alternativas de solução para o Sistema Plantio Direto, com intuito de contribuir para uma agricultura mais produtiva e sustentável.

Foram aprovados 67 trabalhos que tiveram como objetivos: ampliar o debate sobre o tema; enaltecer a importância de pesquisas científicas na área, permitindo fundamentar a discussão e criar parâmetros adequados às nossas realidades na área do SPD; canalizar e motivar novos projetos científicos nesta área; promover a interação entre a cadeia produtiva e a academia, valorizando a utilização de critérios de qualidade na adoção do Sistema Plantio Direto por agropecuaristas; incentivar a academia a continuar e ampliar os estudos de indicadores internacionalmente aceitos que comprovem os benefícios do SPD; identificar os problemas que eventualmente existam na evolução do SPD e abordá-los de forma técnica e imparcial e incentivar jovens cientistas, acadêmicos, profissionais e agricultores a participarem deste fórum de debates, valorizando as contribuições.

A Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação com apoio do Clube Amigos da Terra de Sorriso, Sindicato Rural de Sorriso, Instituto Mato Grossense do Algodão, Fundação Sorriso e Prefeitura de Sorriso agradecem cada contribuição dos autores através das valiosas informações encontradas nos trabalhos recebidos e aqui apresentados.

Acesse: https://febrapdp.org.br/16enpdp/Resumos-16-enpdp.pdf