Fernando Penteado Cardoso lança sua biografia aos 104 anos

Assessoria de Imprensa Fundação Agrisus 19/10/2018

O Fundador da Agrisus lançou sua biografia em agosto, durante a 61ª Semana Luiz de Queiroz, na ESALQ, em Piracicaba, SP

Por Assessoria de Imprensa Fundação Agrisus

Como homenagem ao Dia do Agrônomo, comemorado em 12/10, Fernando Penteado Cardoso lançou "Agronomia, com paixão!" em 13 de outubro, na ESALQ, em Piracicaba (SP), escola em que se formou em 1936. Na capa, uma frase sintetiza sua trajetória: "Uma história de amor à agronomia, ao trabalho, à família e à vida".

O livro, editado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), tem depoimentos a Tom Cardoso, com organização e edição de Marlene Simarelli. Fernando Penteado Cardoso conta sua trajetória desde a infância, no interior paulista, passando pela formação acadêmica, suas várias atividades profissionais e seu amor pela família numerosa de seis filhos, 20 netos, 41 bisnetos e 23 consortes.

Após a formatura, teve uma passagem pelo serviço público, na Secretaria da Agricultura paulista, que rendeu inclusive uma viagem de estudos aos Estados Unidos para estudar principalmente cítricos, pasta à qual voltaria na década de 60 como Secretário. Um dos grandes destaques de sua carreira foi a criação da Manah, até hoje lembrada pelo seu slogan "Com Manah, adubando dá", que revolucionaria o setor de fertilizantes no país, com a fórmula N P K.

Com a venda da empresa em 2000, surgiu a ideia de criar uma fundação que continuasse seu empenho em relação à pesquisa e ao ensino agrícola. Nasce assim, em 2001, a Agrisus – Agricultura Sustentável -, com uma dotação orçamentária familiar que a tornaria a única entidade privada no país a financiar projetos de pesquisa e ensino agrícola com recursos próprios.

Ele fala também sobre seu grande interesse pelo plantio direto, o melhoramento animal e a importância do cerrado, temas ao qual se dedica com afinco até hoje. Recorda ainda as grandes fazendas com as quais esteve envolvido e o trabalho da família com o Nelore Lemgruber.

O livro é fartamente ilustrado e traz depoimentos de alguns de seus filhos, netos e bisnetos que contam da convivência sempre instigante com ele. Para terminar, Cardoso escolheu sua poesia preferida, de Rudyard Kipling, em tradução de Guilherme de Almeida:

“Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes

E, entre reis, não perder a naturalidade,

E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,

Se a todos podes ser de alguma utilidade,

E se és capaz de dar, segundo por segundo,

Ao minuto fatal todo o valor e brilho,

Tua é a terra com tudo o que existe no mundo

E o que mais – tu será um homem, ó meu filho!”

Estão à disposição para vendas 73 exemplares da biografia, saldo restante do lote disponibilizado pela Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ADEALQ) na 61ª Semana "Luiz de Queiroz". Podem ser adquiridos pelo site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ) ao custo de R$ 40,00 mais taxas adicionais de postagem http://fealq.org.br/produto/fernando-penteado-cardoso-agronomia-com-paixao-uma-historia-de-amor-a-agronomia-ao-trabalho-a-familia-e-a-vida/