Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
Português / English
Newsletter




Precisamos educar a sociedade sobre o que é agronegócio


Por José Luiz Tejon Megido, conselheiro do CCAS – Conselho Científico Agro Sustentável


 


Estive na última semana (dia 16) com a engenheira agrônoma e deputada Tereza Cristina, líder da bancada da agropecuária na Câmara dos Deputados. Ela me disse que os problemas envolvendo o agronegócio e o governo são enormes.


A questão do Funrural, a nova lei dos agroquímicos, o tabelamento do frete (só para citar os mais famosos em andamento). Por isso, perguntei para a deputada qual seria o seu desejo, se o pudesse expressar, como membro do nosso Legislativo, vivendo na Câmara Federal e no ambiente do Senado.


“Qual o seu pedido, o seu desejo, se encontrasse uma lâmpada de Aladim para a sociedade brasileira, sobre o agronegócio?”


A resposta dela foi um alerta gigantesco. A líder da bancada da agropecuária pediu para atuarmos diminuindo o preconceito negativo que existe sobre as questões do agro. Ela disse que, na própria Câmara dos Deputados, existe muita ignorância sobre os aspectos técnicos e científicos e que há um grande distanciamento dos próprios integrantes daquela casa.


Ela disse que é pior no próprio Senado. Se ela achasse a lâmpada do gênio e fizesse um pedido, seria para uma ação educadora urgente sobre o que significa o agronegócio e os seus temas científicos e reguladores.


Isso me foi dito nada mais nada menos do que pela própria líder da bancada da agropecuária na Câmara Federal, pela própria deputada Tereza Cristina.


Mas, o que as lideranças da Sociedade Civil Organizada do agronegócio pensam disso? O que acreditam estar errado?


Apesar de toda importância do agro na economia, na sociedade, e mesmo com espaços na mídia relevantes, por que a líder da bancada do agro na Câmara Federal pede mais simpatia e mais consciência?


Creio que está na hora da autocrítica. Vemos tantas desinformações e traumas virtuais nos alimentos, bebidas e nas questões da segurança agro alimentar. Deixo essa reflexão para vocês.

Conselho Científico Agro Sustentável - 27/07/2018 - 12:08:45


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
469 notícias encontrados. 47 páginas. Mostrando página mulheres-conduzem-painel-sobre-experiEncias-na-agricultura-sustentAvel
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.