Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
Português / English
Newsletter




Diretoria da FEBRAPDP participa de evento no Paraguai

Encontro nacional discutiu aperfeiçoamento do Sistema Plantio Direto no país


Por Assessoria FEPASIDIAS



Diretores da FEBRAPDP com palestrantes


Aconteceu esta semana em Hohenau, departamento de Itapúa, no Paraguai, o II Encuentro Nacional de Siembra Directa (II Encontro Nacional de Plantio Direto). O evento, que reuniu mais de 500 participantes e cerca de vinte expositores locais e internacionais ligados à agricultura conservacionista, teve como objetivo principal discutir soluções para que os agricultores paraguaios possam produzir mais e, ao mesmo tempo, preservar melhor os recursos naturais, sem afetar o meio ambiente.


Luis Cubilla, presidente da Federación Paraguaya de Siembra Directa para una Agricultura Sustentable, FEPASIDIAS, fez a abertura do encontro, que contou também com a apresentação de Jônadan Ma, presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, FEBRAPDP. Ma falou sobre seus mais de 35 anos de experiência como produtor em grande escala sob Plantio Direto. Rafael Fuentes, João Carlos de Moraes Sá e Ademir Calegari, diretores da FEBRAPDP também fizeram palestras.


Atualmente, mais de 80% da produção de grãos paraguaia ocorre em áreas sob Plantio Direto, o que tem permitido incrementos na produtividade de culturas como soja, milho, canola, girassol, entre outros. O sistema também tem ajudado a reduzir as emissões de carbono com base nas boas práticas agrícolas usadas no controle de pragas, doenças e plantas daninhas.


Segundo Martin Cubilla, coordenador geral do evento, nos mais de 30 anos em que o Paraguai utiliza o SPD, enormes benefícios econômicos, sociais e ambientais do país foram proporcionados. Por esse motivo, o objetivo é expandir o número de produtores que usam este sistema.


Segundo dados da instituição, a contribuição econômica do Plantio Direto no país foi de US $ 14.800 milhões ao longo de 30 anos, o que representa um valor adicional aproximado de US $ 500 milhões por ano, sustentado pela maior produtividade por hectare de soja, trigo, milho, entre outros.


Desafios importantes, como a rotação de culturas, incorporando coquetel de adubos verdes na agricultura, dinâmica de plantas, física, química e biológica do solo, entre outras questões também foram discutidos durante os três dias do encontro.

Assessoria FEPASIDIAS - 27/07/2018 - 11:56:03


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
469 notícias encontrados. 47 páginas. Mostrando página carta-de-bonito---ms
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.