Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
Português / English
Newsletter




SPD ajuda na preservação e conservação de águas potáveis

 


Cuidados com a água na propriedade terão destaque em painéis do evento


 


 


Da Redação FEBRAPDP



A atividade agrícola é a maior responsável pela conservação das águas no Brasil. A afirmação é do engenheiro agrônomo e integrante da diretoria da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), Alfonso Adriano Sleutjes. Para ele, a maior parte da recarga de aquíferos é mérito da consciência e responsabilidade dos produtores rurais.


O consumo e preservação da água para a produção agropecuária serão temas de debate no 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, que será realizado em Sorriso (MT), entre os dias 01 e 03 de agosto. O cuidado com as nascentes, lençol freático, rios entrará em pauta durante o painel sobre “O Pagamento por Serviço Ambiental – PSA e Índice de Qualidade Participativo SPD – IQP”.


Os palestrantes convidados para debater o tema são Devanir Garcia dos Santos, Ricardo Ralisch, Cid Sanches e Marcos Stamm. Conforme Alfonso Adriano Sleutjes, da comissão organizadora, os palestrantes convidados para o Encontro Nacional defendem que a maior parte da recarga dos aquíferos é feita dentro das fazendas que utilizam o Sistema Plantio Direto e que respeitam as legislações ambientes, a exemplo da preservação das áreas de Reserva Legal e Área de Preservação Permanente.


“O agricultor, o pecuarista que utilizar o Sistema Plantio Direto, ou seja, mantiver o solo coberto permanentemente com palhas ou plantas vivas, sem expor o solo às intempéries, é capaz de conservar a água de dentro da própria propriedade. Utilizando esse sistema, o produtor consegue fazer com que as infiltrações das águas da chuva, alcancem regiões mais profundas, chegando aos lençóis freáticos e recarregando constantemente os aquíferos”, destaca o engenheiro agrônomo Sleutjes.


Ele afirma ainda que o agricultor e o pecuarista estão cada vez mais autossustentáveis quando o assunto é água, seja na produção irrigada ou de sequeiro. “O agricultor aprendeu a usar a água da chuva, ele criou áreas de represas, manteve ou reflorestou áreas de floresta nativa. Ainda existe um mito, classes que condenam a agricultura e pecuária sem conhecer a capacidade que essa categoria tem de preservar o fluxo hidrológico da natureza e de conservar água nos aquíferos, evitando prejuízos ambientais e financeiros”.


Esse e vários outros temas que envolvem a produção agrícola serão apresentados e debatidos no 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. O evento começa no dia 1º de agosto e segue até do dia 3 do mesmo mês, no Centro de Eventos Ari José Riedi, no Bairro Rota do Sol, em Sorriso (MT). Para garantir a participação é preciso se inscrever no site: www.plantiodireto.org.br.


O evento é promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso; Clube Amigos da Terra (CAT); Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA-MT); Fundação Sorriso e Prefeitura de Sorriso. O Encontro também conta com o apoio Fundação MT, Crea-MT, Facen, Aprofir, Aprosoja, UFMT Sinop, Embrapa, Acrimat, IFMT Sorriso, Cesb, Sistema Famato, Ampa, Sindicato Rural de Cuiabá, Aprosmat, Senar-SP, Sedec, Coomam e Univag.


Redação FEBRAPDP - 20/07/2018 - 13:35:08


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
469 notícias encontrados. 47 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.