Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Herbert Bartz abre programação de palestras no 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha

 


Inscrições já podem ser feitas através do site. Grande encontro acontece nos dias 1, 2 e 3 de agosto


 


Da Redação FEBRAPDP


 


 


O 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha não poderia ser diferente. O primeiro palestrante a se apresentar é o agricultor Herbert Bartz, considerado o pai do Sistema Plantio Direto na América Latina. Nascido no Brasil e criado na Alemanha, em meio à Segunda Guerra Mundial, Herbert Bartz chegou a ser considerado “maluco” nos anos 1970 quando plantou a primeira safra de trigo no Sistema Plantio Direto.


Essa modalidade de plantio foi uma das saídas encontradas pelo agricultor de Rolândia, no Paraná, diante da erosão desenfreada, onde bastava uma chuva mais intensa para carregar as sementes e os fertilizantes, o que vinha causando prejuízos irreversíveis. Ainda no início dos anos 70, Herbert Bartz tentava inventar uma máquina que colocasse a semente no solo diretamente sobre a palhada do cultivo anterior, sem precisar lavrar a terra.


Até que em determinado momento o produtor resolveu ir até os Estados Unidos, onde visitou a propriedade do agricultor Harry Young Jr, que fazia o Plantio Direto há dez anos. Foi lá que o pioneiro brasileiro viu pela primeira vez uma plantadeira cortando os restos da cultura anterior e já colocando o adubo e a semente. E foi essa visita o divisor de águas para a agricultura no Brasil.


Conhecendo de perto esse sistema, Herbert Bartz começou aos poucos implantar o Plantio Direto no Brasil. Todo esse processo está descrito no livro “O Brasil possível: a biografia de Herbert Bartz”, escrito pelo jornalista Wilhan Santin. Dados da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação indicam que o Sistema Plantio Direto é utilizado em cerca de 35 milhões de hectares no Brasil, o que corresponde a quase 70% da área ocupada com lavouras de grãos.


E segundo, Herbert Bartz, foi esse sistema que permitiu recordes de produtividade na agricultura do País. O pai do Sistema Plantio Direto no Brasil é o primeiro a palestrar no 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, que será realizado entre os dias 01 e 03 de agosto, em Sorriso (MT).


O mediador do debate sobre a palestra inaugural é o atual presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), e fundador do Clube dos Amigos da Terra de Uberaba, MG, Jônadan Ma. Além de ser referência no Sistema Plantio Direto, Jônadan Ma ainda ocupa a vice-presidência da Cooperativa dos Produtores Rurais do Triangulo e Alto Paranaíba (Cotrial) e é o atual presidente do Instituto Boa Fé de Apoio ao Combate ao Câncer.


Na sequência, Dirceu Gassen, pesquisador que é referência nacional no agronegócio e engenheiro agrônomo com mais de 30 anos de experiência, vai falar sobre o “Diagnóstico da situação atual do Sistema Plantio Direto no Brasil”.


Para o assistente técnico para boas práticas agrícolas e altos rendimentos, Dirceu Gassen, que já ministrou palestras sobre agricultura, Plantio Direto e manejo de pragas em mais de 20 países, a rotação de culturas é um dos pilares mais importantes que mantêm a diversidade vegetal, animal e de microrganismos, além do controle biológico natural.


Ele destaca ainda que o Sistema Plantio Direto evita erosão do solo, reduz custos e retrabalho além de aumentar a produtividade na lavoura. Para Dirceu Gassen, além de o agricultor investir em uma biomassa residual, ou seja, em uma palhada de qualidade da plantação recém-colhida, é preciso apostar também em uma rotação de culturas para reduzir os problemas com insetos, pragas e doenças que afetam as lavouras.


Pra garantir vaga e assistir a estas e outras várias palestras os interessados devem se inscrever através do site: www.plantiodireto.org.br. O 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha é promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso; Clube Amigos da Terra (CAT); Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA-MT); Fundação Sorriso e Prefeitura de Sorriso.


O evento também conta com o apoio Fundação MT, Crea-MT, Facen, Aprofir, Aprosoja, UFMT Sinop, Embrapa, Acrimat, IFMT Sorriso, Cesb, Sistema Famato, Ampa, Sindicato Rural de Cuiabá, Aprosmat, Senar-SP, Sedec, Coomam e Univag.


O Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha será entre os dias 01 e 03 de agosto, no Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso (MT).



Herbert Bartz


 

Redação FEBRAPDP - 05/07/2018 - 16:55:12


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
424 notícias encontrados. 43 páginas. Mostrando página alianCas-para-a-implementaCAo-da-agenda-2030
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.