Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
Português / English
Newsletter




"Tons de Verde – A Sustentabilidade da Agricultura no Brasil"

 


Livro aborda o uso e a ocupação das terras no país e defende bioestruturação do solo


 


 


 


Por Adriana Roma, Assessoria de Imprensa da Microgeo


 


 


Considerado uma das referências do setor agrícola, o pesquisador Evaristo de Miranda acaba de lançar o seu mais novo livro: "Tons de Verde – A Sustentabilidade da Agricultura no Brasil". Publicada pela editora paulista Metalivros, a obra aborda uma das questões mais sensíveis da agropecuária brasileira, que é produzir cada vez mais, com tecnologias conservacionistas de solo, água, flora e fauna.


Portanto, o pesquisador Evaristo de Miranda apresenta números, mapas e fatos sobre o uso e a ocupação das terras no Brasil, tendo como foco a sustentabilidade. Os dados apresentados foram baseados nos trabalhos científicos produzidos pela equipe liderada por ele na Embrapa Territorial. O livro conta ainda com um prefácio escrito pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do país, Blairo Maggi.


Uma das questões defendidas por Evaristo de Miranda na publicação é o papel decisivo dos produtores rurais na manutenção de áreas preservadas e no uso sustentável das terras, produzindo energia renovável, fibras e alimentos com tecnologias modernas, inovadoras e tropicais. "No Brasil, a bioestruturação do solo busca uma diversidade máxima, garantia de fertilidade e uma estrutura de terra favorável ao desenvolvimento de raízes e cultivo", escreveu, destacando que essa bioestruturação valoriza a interação dos aspectos físicos, químicos e biológicos da terra.


Em sua obra, o pesquisador cita o Adubo Biológico Microgeo como exemplo de tecnologia que atua diretamente neste tema. "Não se trata de agregar adubação ou matéria orgânica e, sim, matéria biológica adequada a cada tipo de solo. A tecnologia adapta-se ao ambiente e responde à chamada 'digital biológica' do microbioma local", disse Miranda, pontuando que o processo de produção adaptável tanto a pequenos como grandes agricultores e pode ser aplicada em qualquer cultivo. Seu foco principal é repor biodiversidade no solo, especialmente bactérias, por sua multifuncionalidade no sistema de produção.


 


Sobre o autor


Evaristo Eduardo de Miranda (1952) é um escritor e pesquisador brasileiro da Embrapa, que atua nas áreas de Ecologia, Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Territorial. Entre as mais de trinta obras publicadas por ele, destacam-se: "Agropecuária no Brasil: uma síntese", "Natureza Brasileira em Detalhe", "A Ecologia" e "O Descobrimento da Biodiversidade - A Ecologia de Índios, Jesuítas e Leigos no Século XVI".


 



 

Microgeo - 05/07/2018 - 16:51:23


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
457 notícias encontrados. 46 páginas. Mostrando página alianCas-para-a-implementaCAo-da-agenda-2030
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.