Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
16º ENPDP: Práticas sustentáveis na lavoura serão demonstradas em dia de campo

 


Evento que acontece entre os dias 1 e 3 de agosto discutirá caminhos para o Sistema Plantio Direto


 


Da Redação FEBRAPDP


 


A programação do 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, em Sorriso (MT), está recheada de informações importantes para o produtor rural. Após dois dias intensos de palestras com profissionais renomados no mercado agrícola e tecnológico, de 01 a 02 de agosto, os participantes vão conhecer na prática os temas abordados nas apresentações.


Para encerrar o evento, no dia 3 de agosto, as atividades serão no campo. A Comissão Organizadora preparou duas opções para dia de campo: um no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica em Sorriso e outro na fazenda Santa Maria da Amazônia, propriedade de Darcy Ferrarin.


No Centro de Treinamento, que pertence a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), a programação inicia as 7 horas e segue até as 11 horas. Uma área de 8 mil m² já vem sendo preparada há tempos para demonstração durante o Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha.


Conforme o gerente do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica em Sorriso, o engenheiro agrônomo, Thiesli Rogoski, vários temas importantes para a produção agrícola sustentável serão abordados. Uma das apresentações será sobre “Destruição química dos restos culturais do algodoeiro” apresentada por Edson Ricardo de Andrade Junior, pesquisador do IMAmt.


Palestrantes de outros estados explicarão outros temas relevantes como “Plantas de cobertura de solo - Mix e Solteira”, pelo consultor internacional de agricultura sustentável e pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná, Dr. Ademir Calegari. O Dr. Ricardo Ralisch, que é Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, vem até o Mato Grosso para explicar sobre o “Diagnóstico rápido da estrutura do solo (DRES)”. Na mesma estação, a Dra Marie Bartz, professora da Universidade Positivo em Curitiba, apresentará o diagnóstico da atividade da macrofauna no solo.


O Pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Sílvio Túlio Spera, é um dos palestrantes convidados e vai falar sobre “Perfil do solo: Desenvolvimento radicular em áreas de milho safrinha, com e sem brachiaria”, durante o dia de campo. Além disso, os participantes que forem até o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica em Sorriso, também poderão acompanhar as novidades referente as máquinas e equipamentos agrícolas através de uma exposição de maquinários.


Conforme o diretor executivo do IMAmt, Alvaro Salles, todas as palhadas já estão organizadas para o dia de campo no Centro de Treinamento. "Temos palhadas de trigo, crotalária, algumas espécies de brachiaria, ou seja, será a oportunidade dos participantes visualizarem na prática a técnologia adotada para a proteção do nosso solo. A área de demonstração vem sendo irrigada diariamente para melhor apresentação no dia de campo".


De acordo com o gerente do Centro de Treinamento, Thiesli Rogoski, a área de 8 mil m² está sendo preparada especialmente para o evento. “Nós separamos uma área onde estamos fazendo o uso de pivôs de irrigação. Iremos ainda abrir uma trincheira para que os participantes possam ver de perto como funciona o sistema de raízes, em especial avaliar as vantagens na integração de milho e brachiaria. Estamos preparando novos sistemas de cobertura de solo, vamos mostrar as vantagens do consórcio de coberturas e os benefícios da destruição química de soqueira de algodão que tem a finalidade de preservação do solo. A nossa expectativa é de casa cheia neste dia de campo”.


Quem quiser saber na prática sobre Integração Lavoura Pecuária (ILP) poderá participar da opção do Dia de Campo na Fazenda Santa Maria da Amazônia, de propriedade de Darcy Ferrarin. A fazenda é referência mundial quando o assunto é Integração Lavoura Pecuária (ILP). A propriedade segue exigências ambientais, trabalhistas, sociais, tanto que no ano passado, por seguir os padrões internacionais, recebeu a certificação da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS).


A propriedade possui escritório, barracão de insumos, algodoeira própria e uma vasta linha de maquinário. Com foco no plantio de soja, a propriedade possui ainda uma extensa área ainda com mata nativa. Com a integração lavoura e pecuária, parte da área de soja vira pasto após a colheita. Dividido em lotes, o rebanho é manejado em sistema de rotação, garantindo melhor aproveitamento da pastagem. Os bons resultados comprovam que produção e preservação podem sim, andar lado a lado.


Na propriedade as visitas também começam às 7 horas e seguem até as 11 horas. Para participar de toda essa programação é preciso garantir a participação por meio de inscrição no site: www.plantiodireto.org.br.


O 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha é promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso; Clube Amigos da Terra (CAT); Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA-MT); Fundação Sorriso e Prefeitura de Sorriso.


O evento também conta com o apoio Fundação MT, Crea-MT, Facen, Aprofir, Aprosoja, UFMT Sinop, Embrapa, Acrimat, IFMT Sorriso, Cesb, Sistema Famato, Ampa, Sindicato Rural de Cuiabá, Aprosmat, Senar-SP, Sedec, Coomam e Univag.


O Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha será entre os dias 01 e 03 de agosto, no Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso (MT).


 



Consórcio


 



Braquiaria Ruziziensis


 



Crotalaria Spectabilis

Redação FEBRAPDP - 29/06/2018 - 08:15:06


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
424 notícias encontrados. 43 páginas. Mostrando página carta-de-bonito---ms
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.