Simpósio Interdivisional sobre Manejo Sustentável do Solo

01/06/2018

WCSS-RIO 2018 - Sustainable Soil Management Interdivisional Symposium

De 12 a 17 de agosto de 2018, acontece na cidade do Rio de Janeiro, o 21º Congresso Mundial de Ciência do Solo (www.21wcss.org). Durante o evento, na sexta-feira, dia 17 de agosto, a partir das 10:15 horas, será o Simpósio Interdivisional sobre Manejo Sustentável do Solo.

 Na grade proposta para o congresso, os simpósios interdivisionais tem uma ampla audiência e constituem uma das mais importantes sessões.  A cada dia, logo após as conferencias gerais, são previstos apenas quatro simpósios interdivisionais, um para cada divisão da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS). Até o momento, a comissão organizadora do WCSS Rio 2018, contabiliza mais de 4.000 inscrições confirmadas o que permite prever uma audiência superior a 1.200 participantes. 

 O caráter voluntário do simpósio se dá pelo fato de que sua proposição foi realizada a partir da necessidade premente de se apresentar o SPD/AC como um exemplo de sucesso para o movimento de conservação do solo na continua busca pela qualidade e saúde do solo, da paisagem e dos ambientes rurais e urbanos.  Também, como necessário para atingir os objetivos de manejo ambiental e de manutenção de serviços de suporte à vida, enfatizados pela proposta da ONU quanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a serem atingidos até 2030 (https://nacoesunidas.org/pos2015).

 O objetivo do simpósio é de discutir a Contribuição do Sistema Plantio Direto / Agricultura Conservacionista para solo e ambiente saudáveis e para a produção sustentável de alimentos e biocombustíveis.

 Participam no simpósio três palestrantes com experiência internacional no desenvolvimento e difusão de práticas e processos de conservação e de manejo do solo e da água tendo por base os conceitos do Sistema Plantio Direto e da Agricultura Conservacionista visando a qualidade e saúde do solo e do meio ambiente. 

 Os palestrantes convidados, conhecidos por sua contribuição para o SPD/AC no Brasil e em todo o mundo, relatarão suas experiências e os resultados de pesquisas relacionadas com a adoção do SPD/AC, mostrando seus benefícios na recuperação e manutenção da qualidade e saúde do solo como uma pratica apropriada de manejo do solo para o controle da erosão, entre outros inúmeros impactos positivos, com ênfase ao manejo do carbono do solo e os serviços ambientais globais. 

 

Para esse simpósio foram convidados:

• Dr. John Landers, pela sua experiência com a adoção de SPD nos Cerrados e de ZT/CA na Europa e em outros países do mundo, atuando como consultor da FAO;

 • Dr. Don Reicosky que lidera, mesmo aposentado, trabalhos importantes relacionados com o manejo da matéria orgânica do solo no USDA/ARS em Morris, EUA; e,

 • Dr. Rafael Fuentes Lanillo (IAPAR, Londrina, PR) indicado pelo Dr. Amir Kassam (Reading University) e que nos trará sua experiência na adoção de SPD na região sul do Brasil e no sul da América do Sul, ressaltando a importância da Agricultura Conservacionista para a qualidade do solo (mitigação da erosão e da degradação) e da saúde das fazendas e da paisagem.   

 

 Temário e palestrantes:

Abertura – Dr. Pedro Luiz de Freitas, coordenador, Embrapa Solos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil;

Mensagem: Manejo do solo e da água na busca da sustentabilidade da agricultura e pecuária tropicais – Fundação AgriSus;

Palestra 1 – Manejo do carbono no solo, serviços ambientais e saúde do solo (Soil carbon management and global environmental services and soil health)  -  Dr. Don Reicosky, USDA-ARS, Cientista do Solo, aposentado, Morris, MN, EUA; 

 Palestra 2 – Contribuições do sistema plantio direto para o manejo sustentável do solo – experiência brasileira na adoção do SPD/AC e de sistemas integrados (Contributions of zero tillage for sustainable soil management - Brazilian experiences in adopting ZT/CA and integrated systems) - Dr. John Landers, engenheiro agrícola, diretor emérito da FEBRAPDP, Brasília, DF, Brasil;

 Palestra 3 – Relação da agricultura conservantista (AC) para fazendas e paisagens saudáveis (Relation of CA to healthy farms and healthy landscapes) - Dr. Rafael Fuentes Lanillo – IAPAR, Londrina, PR.

 Conclusões

 Apoio: Fundação AgriSus