Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Simpósio Interdivisional sobre Manejo Sustentável do Solo

WCSS-RIO 2018 - Sustainable Soil Management Interdivisional Symposium



De 12 a 17 de agosto de 2018, acontece na cidade do Rio de Janeiro, o 21º Congresso Mundial de Ciência do Solo (www.21wcss.org). Durante o evento, na sexta-feira, dia 17 de agosto, a partir das 10:15 horas, será o Simpósio Interdivisional sobre Manejo Sustentável do Solo.


 Na grade proposta para o congresso, os simpósios interdivisionais tem uma ampla audiência e constituem uma das mais importantes sessões.  A cada dia, logo após as conferencias gerais, são previstos apenas quatro simpósios interdivisionais, um para cada divisão da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS). Até o momento, a comissão organizadora do WCSS Rio 2018, contabiliza mais de 4.000 inscrições confirmadas o que permite prever uma audiência superior a 1.200 participantes. 


 O caráter voluntário do simpósio se dá pelo fato de que sua proposição foi realizada a partir da necessidade premente de se apresentar o SPD/AC como um exemplo de sucesso para o movimento de conservação do solo na continua busca pela qualidade e saúde do solo, da paisagem e dos ambientes rurais e urbanos.  Também, como necessário para atingir os objetivos de manejo ambiental e de manutenção de serviços de suporte à vida, enfatizados pela proposta da ONU quanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a serem atingidos até 2030 (https://nacoesunidas.org/pos2015).


 O objetivo do simpósio é de discutir a Contribuição do Sistema Plantio Direto / Agricultura Conservacionista para solo e ambiente saudáveis e para a produção sustentável de alimentos e biocombustíveis.


 Participam no simpósio três palestrantes com experiência internacional no desenvolvimento e difusão de práticas e processos de conservação e de manejo do solo e da água tendo por base os conceitos do Sistema Plantio Direto e da Agricultura Conservacionista visando a qualidade e saúde do solo e do meio ambiente. 


 Os palestrantes convidados, conhecidos por sua contribuição para o SPD/AC no Brasil e em todo o mundo, relatarão suas experiências e os resultados de pesquisas relacionadas com a adoção do SPD/AC, mostrando seus benefícios na recuperação e manutenção da qualidade e saúde do solo como uma pratica apropriada de manejo do solo para o controle da erosão, entre outros inúmeros impactos positivos, com ênfase ao manejo do carbono do solo e os serviços ambientais globais. 


 


Para esse simpósio foram convidados:


• Dr. John Landers, pela sua experiência com a adoção de SPD nos Cerrados e de ZT/CA na Europa e em outros países do mundo, atuando como consultor da FAO;


 • Dr. Don Reicosky que lidera, mesmo aposentado, trabalhos importantes relacionados com o manejo da matéria orgânica do solo no USDA/ARS em Morris, EUA; e,


 • Dr. Rafael Fuentes Lanillo (IAPAR, Londrina, PR) indicado pelo Dr. Amir Kassam (Reading University) e que nos trará sua experiência na adoção de SPD na região sul do Brasil e no sul da América do Sul, ressaltando a importância da Agricultura Conservacionista para a qualidade do solo (mitigação da erosão e da degradação) e da saúde das fazendas e da paisagem.   


 


 Temário e palestrantes:


Abertura – Dr. Pedro Luiz de Freitas, coordenador, Embrapa Solos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil;


Mensagem: Manejo do solo e da água na busca da sustentabilidade da agricultura e pecuária tropicais – Fundação AgriSus;


Palestra 1 – Manejo do carbono no solo, serviços ambientais e saúde do solo (Soil carbon management and global environmental services and soil health)  -  Dr. Don Reicosky, USDA-ARS, Cientista do Solo, aposentado, Morris, MN, EUA; 


 Palestra 2 – Contribuições do sistema plantio direto para o manejo sustentável do solo – experiência brasileira na adoção do SPD/AC e de sistemas integrados (Contributions of zero tillage for sustainable soil management - Brazilian experiences in adopting ZT/CA and integrated systems) - Dr. John Landers, engenheiro agrícola, diretor emérito da FEBRAPDP, Brasília, DF, Brasil;


 Palestra 3 – Relação da agricultura conservantista (AC) para fazendas e paisagens saudáveis (Relation of CA to healthy farms and healthy landscapes) - Dr. Rafael Fuentes Lanillo – IAPAR, Londrina, PR.


 Conclusões


 Apoio: Fundação AgriSus


 


 

- 01/06/2018 - 14:46:39


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
404 notícias encontrados. 41 páginas. Mostrando página a-melhor-safra-de-verAo-E-preparada-no-inverno
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.