Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Curso capacita técnicos para utilização do aplicativo Nutrisolo

Nutrisolo gera recomendações da necessidade de calcário e de adubação a partir dos resultados da análise química do solo


Por: Fernando Goss, Embrapa Amazônia Ocidental



Lançado no mês de abril, o Nutrisolo é um aplicativo que ajuda técnicos agrícolas e produtores a calcular a necessidade de adubação e calagem do solo. Desenvolvido para sistemas Android, essa primeira versão do aplicativo traz recomendações de adubação para as culturas de abacaxi, citros, banana e mandioca no estado do Amazonas, realizando cálculos a partir dos resultados de análises químicas dos solos. Com o objetivo de capacitar profissionais de assistência técnica e extensão rural, além de produtores rurais, a Embrapa Amazonas Ocidental promoveu o curso “Aplicativo Nutrisolo: Recomendação de Adubação e Calagem”, nesta quinta, dia 24, na sede da instituição, em Manaus.


O curso foi ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental Gilvan Coimbra Martins, Marcos Vinicius Bastos Garcia, Mirza Carla Normando Pereira e pelos analistas Raimundo Nonato Carvalho da Rocha e Marcos Filipe Alves Salame. Na capacitação foram abordados temas como: funcionalidades e telas do aplicativo Nutrisolo; coleta de amostras de solos para avaliação da fertilidade; determinação da necessidade de calcário; a importância da avaliação da fertilidade; cronograma de adubação e viabilidade econômica das culturas da mandioca, laranja, abacaxi e banana; e uso do aplicativo Nutrisolo nas culturas.


O aplicativo Nutrisolo gera recomendações da necessidade de calcário e de adubação a partir dos resultados da análise química do solo. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas diversas entrevistas com pesquisadores das culturas englobadas e foi utilizada uma base de dados fornecida pelo Laboratório de Análise de Solos e Plantas da Embrapa Amazônia Ocidental para os testes e ajustes. O aplicativo contribui também para conscientização da necessidade de realização da análise química do solo para o uso mais eficiente de fertilizantes, e, consequentemente, aumentar a produtividade das culturas de banana, mandioca, citros e abacaxi. Um dos pontos trabalhados foi o funcionamento do aplicativo sem a necessidade de conexão com a Internet, já que muitas áreas rurais não possuem conectividade.

Por: Fernando Goss, Embrapa Amazônia Ocidental - 25/05/2018 - 13:21:23


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
404 notícias encontrados. 41 páginas. Mostrando página laboratOrio-mOvel-de-anAlise-de-solo-inicia-atendimento-na-regiAo-serrana-fluminense
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.