Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
Português / English
Newsletter




Laboratório móvel de análise de solo inicia atendimento na Região Serrana Fluminense

Fertmovel vai entregar uma análise de solo completa de fertilidade de rotina (pH, alumínio e alumínio + hidrogênio, cálcio/magnésio, sódio/potássio e fósforo)


Por Carlos Dias, Embrapa Solos


Foto: Divulgação/Embrapa Solos

Foto: Divulgação/Embrapa Solos




A Região Serrana fluminense, mesmo sendo responsável por 40% da produção de olerícolas (couve-flor, pimentão, tomate etc.) do estado, sofria com a falta de um laboratório de análise de fertilidade do solo que atendesse ao produtor. A fim de solucionar esse problema, a Embrapa Solos se uniu com a escola agrícola Ibelga (Nova Friburgo-RJ) para instalar, no campus do colégio, um laboratório completo, voltado a análises de fertilidade do solo, que opera dentro de um furgão: o Fertmovel, que iniciou a operação no dia 02 de maio.


Operando num espaço de apenas 14 metros cúbicos, o Fertmovel vai entregar uma análise de solo completa de fertilidade de rotina (pH, alumínio e alumínio + hidrogênio, cálcio/magnésio, sódio/potássio e fósforo) ao cliente, num prazo máximo de 15 dias. “Inclusive, graças a uma parceria com o Instituto Brasileiro de Análises (IBRA), temos um software para saída de dados que fornece até a recomendação ao produtor”, conta o pesquisador da Embrapa Solos, José Ronaldo Macedo. Vale lembrar que, antes da chegada do Fertmóvel, o produtor rural da Região Serrana precisava recorrer a laboratórios no município de Campos, situado a 200 quilômetros de distância.


Com uma estimativa inicial de analisar 50 amostras por semana, o Fertmovel terá como funcionários ex-alunos do próprio Ibelga, que passaram por capacitação na Embrapa. O prazo para entrega dos resultados é de 15 dias. “Nossa ideia é ficar pelo menos seis meses em Friburgo, após esse prazo pensamos em levar o veículo para outras regiões do estado”, revela Macedo.


O produtor interessado em fazer a análise deve se informar junto ao Ibelga (Campus do Ibelga, Baixada de salinas, 3º Distrito de Nova Friburgo, tel. 22-2521-9487, e-mail: contato@ibelga.com.br) para providenciar o pagamento do boleto. Durante o mês de maio, também será possível entregar as amostras na Embrapa Solos (Rua Jardim Botânico, 1024 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro-RJ, tel. 21-2179-4578 e www.embrapa.br/fale-conosco) seguindo o mesmo procedimento do solo entregue no Ibelga.


 


Por que fazer a análise de solo?


A análise de fertilidade dos solos é fundamental para o produtor. Além de ser pré-requisito para aquisição de financiamento bancário, esse exame traz recomendações que melhoram a produtividade, evitam desperdício e barateiam a produção.


Vale lembrar que as plantas, em geral, obtém os nutrientes de que precisam do solo. A avaliação da disponibilidade de nutrientes em solo é feita com base na análise de fertilidade.

Por Carlos Dias, Embrapa Solos - 04/05/2018 - 14:09:30


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
457 notícias encontrados. 46 páginas. Mostrando página tecnologia-da-embrapa-E-usada-para-desenvolver-sistema-automAtico-de-irrigaCAo
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.