Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Laboratório móvel de análise de solo inicia atendimento na Região Serrana Fluminense

Fertmovel vai entregar uma análise de solo completa de fertilidade de rotina (pH, alumínio e alumínio + hidrogênio, cálcio/magnésio, sódio/potássio e fósforo)


Por Carlos Dias, Embrapa Solos


Foto: Divulgação/Embrapa Solos

Foto: Divulgação/Embrapa Solos




A Região Serrana fluminense, mesmo sendo responsável por 40% da produção de olerícolas (couve-flor, pimentão, tomate etc.) do estado, sofria com a falta de um laboratório de análise de fertilidade do solo que atendesse ao produtor. A fim de solucionar esse problema, a Embrapa Solos se uniu com a escola agrícola Ibelga (Nova Friburgo-RJ) para instalar, no campus do colégio, um laboratório completo, voltado a análises de fertilidade do solo, que opera dentro de um furgão: o Fertmovel, que iniciou a operação no dia 02 de maio.


Operando num espaço de apenas 14 metros cúbicos, o Fertmovel vai entregar uma análise de solo completa de fertilidade de rotina (pH, alumínio e alumínio + hidrogênio, cálcio/magnésio, sódio/potássio e fósforo) ao cliente, num prazo máximo de 15 dias. “Inclusive, graças a uma parceria com o Instituto Brasileiro de Análises (IBRA), temos um software para saída de dados que fornece até a recomendação ao produtor”, conta o pesquisador da Embrapa Solos, José Ronaldo Macedo. Vale lembrar que, antes da chegada do Fertmóvel, o produtor rural da Região Serrana precisava recorrer a laboratórios no município de Campos, situado a 200 quilômetros de distância.


Com uma estimativa inicial de analisar 50 amostras por semana, o Fertmovel terá como funcionários ex-alunos do próprio Ibelga, que passaram por capacitação na Embrapa. O prazo para entrega dos resultados é de 15 dias. “Nossa ideia é ficar pelo menos seis meses em Friburgo, após esse prazo pensamos em levar o veículo para outras regiões do estado”, revela Macedo.


O produtor interessado em fazer a análise deve se informar junto ao Ibelga (Campus do Ibelga, Baixada de salinas, 3º Distrito de Nova Friburgo, tel. 22-2521-9487, e-mail: contato@ibelga.com.br) para providenciar o pagamento do boleto. Durante o mês de maio, também será possível entregar as amostras na Embrapa Solos (Rua Jardim Botânico, 1024 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro-RJ, tel. 21-2179-4578 e www.embrapa.br/fale-conosco) seguindo o mesmo procedimento do solo entregue no Ibelga.


 


Por que fazer a análise de solo?


A análise de fertilidade dos solos é fundamental para o produtor. Além de ser pré-requisito para aquisição de financiamento bancário, esse exame traz recomendações que melhoram a produtividade, evitam desperdício e barateiam a produção.


Vale lembrar que as plantas, em geral, obtém os nutrientes de que precisam do solo. A avaliação da disponibilidade de nutrientes em solo é feita com base na análise de fertilidade.

Por Carlos Dias, Embrapa Solos - 04/05/2018 - 14:09:30


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
424 notícias encontrados. 43 páginas. Mostrando página laboratOrio-mOvel-de-anAlise-de-solo-inicia-atendimento-na-regiAo-serrana-fluminense
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.