FAO oferece curso online sobre agricultura familiar e manejo de recursos naturais

Por Assessoria de Imprensa FAO 29/03/2018

Capacitação é inspirada em iniciativa brasileira

Por Assessoria de Imprensa FAO

Agricultores semeando alface crespa. Foto: Flickr/ Orgânicos do Pivas (Creative Commons)

Agricultores semeando alface crespa. Foto: Flickr/ Orgânicos do Pivas (Creative Commons)

Quer aprender técnicas de produção agrícola sustentável e entender como gerir de forma responsável os recursos naturais? A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) oferece formação online gratuita sobre o tema, com conteúdos sobre agricultura familiar, sistemas pesqueiros, aquicultura e exploração de bens florestais. Capacitação é inspirada em iniciativa brasileira.

Com 40 horas de duração, o curso está disponível em inglês e usa uma metodologia de autoaprendizado, em que o aluno acessa o material didático e avança as etapas no seu próprio ritmo.

O treinamento é inspirado no projeto Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, que criou uma metodologia para envolver produtores rurais na conservação da bacia do rio do Paraná.

A iniciativa mobiliza mais de 2 mil parceiros, engajados em promover práticas sustentáveis em propriedades familiares da região. Em 2015, o programa recebeu o prêmio Água pela Vida da ONU, na categoria melhores práticas de gestão dos recursos hídricos. A Itaipu replicou o modelo na Guatemala e no Paraguai.

A formação da FAO é voltada para pessoas e organizações interessadas em implementar programas de gestão sustentável dos recursos naturais e da produção agrícola. O curso apresenta um panorama da agricultura familiar na América Latina e no Caribe e traz informações sobre tecnologias, pesquisa e boas práticas.

Participantes aprenderão sobre novas ferramentas e estratégias de desenvolvimento socioprodutivo, que incluem planejamento e manejo territorial para uma produção familiar responsável.

Para participar do curso, é necessário criar uma conta no Núcleo de Treinamento em Política Pública do Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe. Para se cadastrar e saber mais sobre o curso, clique aqui.

A formação ficará disponível no portal da FAO até março de 2019.