Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Plataforma Inteligente de gerenciamento da água

Pesquisa internacional investe em sistema de controle da agricultura de precisão


Da Redação FEBRAPDP


Foto: Fernanda Birolo/Embrapa
Foto: Fernanda Birolo/Embrapa


Selecionado entre as propostas submetidas à 4ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em 2017, o projeto Smart Water Management Platform (SWAMP), tem entre seus objetivos a implementação de um sistema de sensoriamento e controle baseado em internet das coisas (IoT, em inglês) para gerir o uso da água. Atualmente, quatro projetos-piloto já estão sendo desenvolvidos no Brasil, Espanha e Itália.


No Brasil, o SWAMP está sob o comando do professor Carlos Alberto Kamienski, da UFABC, e conta com o apoio de outras 11 instituições, tais como, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana "Padre Sabóia de Medeiros" (FEI), em São Bernardo do Campo (SP), a Universidade de Bologna, na Itália, a Intercrop, da Espanha, Embrapa e Technical Research Center of Finland Ltd. (VTT).


Conduzidos pela Embrapa, os experimentos nacionais visam o gerenciamento da irrigação de precisão em vitivinicultura e na cultura da soja. As unidades estão instaladas na vinícola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais, e a fazenda Rio de Pedras, em Barreiras (BA), na região do Matopiba.


Em visita aos pilotos locais, em fevereiro deste ano, pesquisadores brasileiros e estrangeiros puderam observar as necessidades dos usuários da tecnologia desenvolvida. Segundo o professor Kamienski, o grupo esteve em busca de detalhes para identificar os desafios, objetivos e expectativas de quem vai usufruir do sistema.


“Estamos buscando desenvolver uma tecnologia adequada de irrigação de precisão e que seja adaptável, com relativa facilidade, para outras culturas e em outros lugares. Por isso, o projeto trabalha com quatro projetos-piloto, dois no Brasil e dois na Europa.”, diz ele.


Coordenador do projeto no exterior, o pesquisador Juha-Pekka Soininen, da VTT Technical Research Center of Finland Ltd., aprovou a escolha da vinícola Guaspari. Com uma produção anual de 90 mil garrafas das variedades cultivadas de Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, Petit Verdot, Sauvignon Blanc, Syrah e Viognier, o alto nível tecnológico do cultivo na propriedade impressionou os pesquisadores.


“O local reúne todas as condições para a realização do experimento. É um lugar muito bonito, usando tecnologias avançadas, e que certamente vai contribuir para agregar informações aos diversos experimentos que estão sendo realizados aqui no Brasil e na Europa”, afirma Soininen.


Já na região do Matopiba, o projeto prevê a criação de uma plataforma inteligente de irrigação à taxa variada (VRI), destinada a pivôs centrais e irrigação localizada. De acordo com informações da Embrapa, a plataforma será integrada com ferramentas e aplicativos de gestão para o uso racional da água e energia.


O pesquisador da Embrapa Instrumentação, André Torre Neto, explica que objetivo é também irrigar de forma variada segundo a necessidade específica de subáreas do pivô, denominadas zonas de manejo.


"A proposta é fornecer ao agricultor um mapa de recomendação diário, dinâmico, e de acordo com um conjunto de informações em tempo real sobre o clima, solo, condições de cultivo, além dos níveis e qualidade dos sistemas de fornecimento e da distribuição de água no campo, todos obtidos pela plataforma.”, revela.


 


SWAMP


Com início em dezembro de 2017, o prazo de execução da plataforma inteligente de gerenciamento de água (Smart Water Management Platform - SWAMP) é de três anos. O projeto dispõe de 5,5 milhões de reais disponíveis para as instituições brasileiras, dos quais, cerca de 1,2 milhão de reais será destinado à Embrapa.


Responsável por conduzir a implementação e avaliação das duas unidades-piloto contempladas pelo projeto, a Embrapa também vai colaborar nas pesquisas para superar os desafios da instrumentação e construção da plataforma computacional para coleta, integração, armazenamento, processamento e visualização de dados oriundos dos experimentos.

Da Redação FEBRAPDP - 09/03/2018 - 10:42:33


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
404 notícias encontrados. 41 páginas. Mostrando página plataforma-inteligente-de-gerenciamento-da-Agua
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.