Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
Português / English
Newsletter




Índice de Qualidade do SPD no Show Rural 2018

Software avalia sustentabilidade da agricultura no Paraná


Da Redação FEBRAPDP



Equipes da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) e do Parque Tecnológico de Itaipu estiveram divulgando o Índice de Qualidade Participativo (IQP) do SPD, no estande do Programa Oeste em Desenvolvimento, durante o Show Rural 2018, que ocorreu entre os dias 06 e 10 de fevereiro, em Cascavel, no Paraná.


Desenvolvida por meio de uma parceria entre a FEBRAPDP e a Itaipu Binacional, a metodologia qualifica os principais aspectos de manejo das lavouras numa plataforma Web, que gera relatórios para nortear os produtores a efetuar melhorias pontuais nas propriedades. O software contempla o mapeamento de variáveis, como cobertura de palha, conservação de solo, manejo da fertilidade e experiência dos produtores com o objetivo de aumentar a produção e reduzir os impactos ambientais.


Jeankleber Bortoluzzi, engenheiro agrônomo, responsável da FEBRAPDP pela área de capacitação dos profissionais do segmento, revela que após a assinatura de um convênio em dezembro de 2017, estão sendo retomadas as atividades em conjunto com cinco cooperativas da região: COOPAVEL, LAR, CVALE, COPACOL e COPAGRIL.


“No Show Rural, a gente fez uma parceria com o Programa Oeste em Desenvolvimento. Foi assinado um termo de adesão do IQP ao programa, que tem um objetivo de desenvolver a região Oeste do Paraná. Eles estarão nos acompanhando nessas próximas rodadas às cooperativas e, posteriormente, na expansão mais para o norte do Paraná. Também há previsão de expansão e adaptação do IQP para outros estados através de um serviço de articulação a ser desenvolvido pela FEBRAPDP”, conta ele.


Ainda sobre o interesse das cooperativas pelo software que avalia o grau de sustentabilidade da agricultura no Oeste do Paraná, Rafael Fuentes, diretor da FEBRAPDP, aponta a possibilidade de outros benefícios para os 42 mil produtores que terão acesso à tecnologia.


“Eles podem ser reconhecidos como produtores de referência e, em um segundo momento, receber um selo de qualidade que permita uma remuneração como pagamento pelos serviços ambientais”, acredita.

Da Redação FEBRAPDP - 23/02/2018 - 11:08:55


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
453 notícias encontrados. 46 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.