Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Eleito diretor presidente da FEBRAPDP

A expectativa é fortalecer representatividade nacional


Da Redação FEBRAPDP



Jônadan Ma é o novo diretor presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP). Engenheiro agrônomo e diretor executivo do Grupo Araunah – Ma Shou Tao, Jônadan exercerá a função pelos próximos dois anos, podendo ser reeleito por mais dois mandatos consecutivos. A eleição ocorreu durante uma Assembleia Geral Ordinária dos membros da diretoria, no último dia 2 de fevereiro, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), município a noroeste do estado de São Paulo.


À frente da FEBRAPDP nos últimos seis anos, Alfonso Sleutjes, deixa o cargo confiante na continuidade do projeto comum. Ele relaciona o resultado positivo da sua gestão ao alinhamento de objetivos entre os membros da direção da entidade. E de acordo com Sleutjes, a mudança de atitude dos produtores em busca da qualidade integral do Sistema Plantio Direto, muito se deve ao resgate do relacionamento com a base.


“Com os fóruns que a gente vem realizando há dois anos, há um diálogo diretamente com os produtores justamente para resolver os problemas locais, isso trouxe uma aproximação importante. E hoje o assunto não é o plantio da palha em si, mas o sistema como um todo, com a rotação de cultura e todas essas questões que envolvem a sustentabilidade na agricultura.”, analisa.


As alterações estatutárias e adequações legais realizadas no início do mandato de Alfonso são outro ponto importante, porque, além, de viabilizarem maior apoio ao desenvolvimento do Plantio Direto, também trouxeram a representação da irrigação privada nacional para dentro da FEBRAPDP, visando o fortalecimento do setor junto ao governo.


“Adequamos legalmente e acrescentamos a representação na irrigação, e com isso a FEBRAPDP, além de melhorar a questão do plantio direto, hoje representa os irrigantes. Foi uma alteração bastante importante, visto que o próprio governo carecia de uma instituição que representasse o segmento, com todos os problemas que vive hoje. E o meu objetivo, como presidente da Comissão de Irrigação, criada recentemente, é tornar a FEBRAPDP também referencia nacional quanto à representação dos produtores irrigantes.”, diz Sleutjes.


Alfonso aborda ainda a relevância do trabalho com o Índice Participativo da Qualidade do Sistema Plantio Direto (IQP), que teve início na microbacia do Paraná 3. Atualmente, após a validação dos indicadores pela Embrapa, o projeto já está passando para a terceira geração com a ampliação local e para outras microbacias no Mato Groso do Sul, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.


“Outro destaque da gestão, com toda a diretoria, foi a organização de dois Encontros Nacionais de Plantio Direto, em Bonito (MS) e Goiânia (GO). E finalmente o Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista, realizado em Rosário, num esforço conjunto com a Argentina, Paraguai e Uruguai, no ano passado.”, comenta ele.


Já acerca das expectativas para a nova gestão da FEBRAPDP, da qual continua fazendo parte, Alfonso conta com a incorporação de novas unidades federativas e aposta na captação de recursos para fortalecer a representatividade da entidade em todo país.


“Graças ao esforço do Jônadan e de outros membros da diretoria, hoje nós temos o vice do Mato Grosso, o vice do Distrito Federal, e estamos buscando outros estados como o Piauí e Tocantins; É importante essa ampliação para aumentar a nossa representação no Brasil. E outro objetivo é aumentar a captação de recursos com a continuidade do projeto Amigos da Terra e também com novas filiações. E com a mudança do estatuto não são os produtores que se filiam e sim as entidades que representam os produtores, como os Clubes Amigos da Terra, cooperativas e outras associações.”, conclui.

Da Redação FEBRAPDP - 08/02/2018 - 16:49:10


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
369 notícias encontrados. 37 páginas. Mostrando página eleito-diretor-presidente-da-febrapdp
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.