Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Edição atualizada do Manual de Métodos de Análise de Solo inclui novas metodologias

Mais 400 laboratórios no Brasil seguem protocolos listados na tradicional publicação da Embrapa


 


O lançamento da terceira edição do Manual de Métodos de Análise de Solo (Embrapa, 573 páginas) marca uma extensa atualização e ampliação da obra, contemplando não somente a revisão e atualização das metodologias das edições anteriores, como também a inclusão de novas metodologias, ampliando sua utilização. A nova publicação divide as metodologias de análises do solo em cinco áreas de interesse para os laboratórios: análises físicas, químicas, matéria orgânica, mineralogia e micromorfologia.



“O Manual de métodos é uma publicação tradicional da Embrapa, e muito consultada, mais de 400 laboratórios no Brasil seguem seus protocolos”, diz o pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Paulo César Teixeira, um dos editores técnicos da publicação. “Nesta nova edição foram inseridos vários métodos que não apareciam nas edições anteriores (1997 e 2011). É um livro com protocolos simples e práticos. A obra foi pensada de modo que o técnico de laboratório possa realizar as análises por meio de um passo a passo bem detalhado e completo, a fim de obter resultados confiáveis."


 


Entre as novas metodologias que foram incorporadas nesta edição estão, por exemplo, as de análise de nitrato e amônio, fósforo remanescente, carbono pelo CHN, morfometria dos grãos de areia, e micromorfologia. Métodos de campo, como o Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES), utilizado no plantio direto, foram inseridos pela primeira vez no Manual.


 


Com este livro, pretende-se atualizar a comunidade científica e os laboratórios ligados à Ciência do Solo com métodos analíticos que permitam identificar os principais atributos do solo brasileiro essenciais para o planejamento do uso e manejo mais sustentável contribuindo para a intensificação sustentável da agricultura brasileira.


 


O trabalho de revisão do manual começou em 2014, envolvendo profissionais da Embrapa e de diversas instituições, totalizando aproximadamente 70 autores.


 


A terceira edição do Manual de Métodos de Análise de Solo está disponível para download (PDF) aqui.

- 01/02/2018 - 14:36:29


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail

Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/febrapdp/www/includes/noticias.php on line 127
332 notícias encontrados. 34 páginas. Mostrando página ediCAo-atualizada-do-manual-de-mEtodos-de-anAlise-de-solo-inclui-novas-metodologias
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.