Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
English Version
Newsletter




16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
FEBRAPDP participa de dia de campo no Paraná

Encontro serviu para a divulgação de novas tecnologias apresentadas por diversas empresas importantes do agronegócio


 


Da Redação FEBRAPDP


Entre os dias 23 e 24 de janeiro, em Medianeira, PR, aconteceu o Dia de Campo da Lar Cooperativa Agroindustrial,  que reuniu aproximadamente 2 mil pessoas. O evento contou ainda com a participação de 50 expositores, campos demonstrativos de 35 variedades de soja, portfólio completo de milho, manejo adequado de solo, produtos agropecuários, pastagens e veículos.


O encontro serviu para a divulgação de novas tecnologias apresentadas por diversas empresas importantes do agronegócio, onde o produtor rural teve a possibilidade de identificar diferentes tecnologias para aplicar em sua propriedade.


Como apoiadora desta iniciativa, a Itaipu Binacional esteve presente promovendo a utilização do Índice de Qualidade Participativo o (IQP), que se trata de uma importante ferramenta para avaliação do Sistema Plantio Direto e a conservação do solo, qualificando a propriedade avaliada através de um questionário com uma nota de 0 a 10.


No ano de 2017, a Itaipu Binacional, em parceria com a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) e o Parque Tecnológico de Itaipu, promoveu junto a cooperativas do Oeste do Paraná uma capacitação dos técnicos para utilização da ferramenta IQP. No decorrer do ano, os técnicos aplicaram o IQP em 125 produtores associados da LAR.


No primeiro dia do evento, logo após a abertura oficial, foram convidados os cinco agricultores com as melhores avaliações no IQP-LAR 2017 a subir ao palco para receber uma premiação entregue pelo representante da Itaipu Binacional Newton Kaminski, Rafael Fuentes representando a FEBRAPDP e demais autoridades representantes da cooperativa LAR.


Premiação
Premiação


Durante os dois dias de evento, a Itaipu Binacional, a FEBRAPDP, o Parque Tecnológico de Itaipu, o Programa Oeste em Desenvolvimento e o Centro Internacional de Energias Renováveis marcaram presença em dois estandes. O primeiro estande ficou destinado ao cadastrado de novos produtores interessados na ferramenta, distribuição e material e divulgação de projetos dos parceiros, bem como a exposição do veiculo elétrico e a biometano.



No segundo estande, com a participação do Professor Dr. Ricardo Ralisch e o Pesquisador Dr. Rafael Fuentes ambos da diretória da FEBRAPDP, foi passado aos participantes o conceito do IQP e do Diagnostico Rápido de Estrutura do Solo (DRES), dando oportunidade de os participantes observarem, na prática, diversos perfis de solos coletados pela equipe do professor Ralisch nos próprios associados que participaram do cadastro IQP-LAR 2017. Está análise do perfil do solo permitiu aos agricultores compreender que um bom manejo de solo (IQP Alto) resulta em uma boa estrutura solo, enquanto um mau manejo do solo (IQP Baixo) resultou em um solo desestruturado com alto indicie de compactação.


- 26/01/2018 - 11:19:11


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
388 notícias encontrados. 39 páginas. Mostrando página 1
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.