Entidade de Utilidade Pública Federal desde 1998
FEBRAPDP SISTEMA PLANTIO DIRETO IRRIGAÇÃO PROJETOS PUBLICAÇÕES ENPDP PARTICIPE
Português / English
Newsletter




Irrigashow 2017: Fortalecimento e desmistificação da irrigação


Programação contou com autoridades no setor, professores, pesquisadores e profissionais do mercado

 

Participantes do Irrigashow
Participantes do Irrigashow
A sétima edição do Irrigashow atendeu as expectativas de público e expositores para seus organizadores. Considerado como o maior evento técnico do setor de irrigação do Estado de São Paulo, o evento contabilizou números expressivos, com a participação de mais de 2 mil pessoas e a adesão de 50 grandes marcas expositoras do agronegócio mundial. Em 2017, a programação transcorreu nos dias 6 e 7 de setembro, no distrito de Campos de Holambra, município de Paranapanema (SP).

Promovido anualmente pela ASPIPP – a Associação Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha –, o evento mais uma vez cumpriu seu papel na difusão de inovações tecnológicas e de boas práticas de agricultura irrigada sustentável. “O que fazemos aqui, além de fortalecer o setor, é desmistificar a irrigação e demonstrar sua relevância para a sociedade. Nossa região é um dos polos difusores do País, porque conseguimos aliar excelentes índices de produtividade e com a total conservação dos recursos naturais. Tudo isso confere sustentabilidade para nossa atividade”, avaliou Maurício Swart.

Conteúdo informativo

Junto com a exposição de produtos e serviços, o Irrigashow 2017 proporcionou ainda aos seus participantes, acesso um conteúdo informativo bastante significativo, por meio das 12 palestras realizadas e 3 mesas redondas realizadas nos dois dias de evento. A exemplo das anteriores, neste ano a programação contou com autoridades no setor de irrigação e conservação do solo; professores e pesquisadores vinculados a universidades e instituições de fomento, além de profissionais com atuação destacada no mercado.

Precisão e Irrigação

Na abertura do evento, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, que abriu destacou que o futuro da agricultura mundial passa pela qualidade da irrigação e do plantio direto, ponderou também que a Secretaria vem atuando para aumentar a produtividade no campo. "Nós estamos derrubando o mito de que a nossa agricultura destrói a natureza. Ninguém ama mais a natureza do que o produtor rural e nós temos feito uma agricultura sustentável”, explicou ele, mencionando o exemplo do programa de recuperação de nascentes.

De acordo com o Arnaldo Jardim, o Brasil tem cerca de 6,7 milhões de hectares de áreas irrigadas, sendo que no Estado de São Paulo o espaço é de um milhão de hectares irrigados. "Nós temos capacidade de aumentar para mais de quatro milhões de hectares com as tecnologias desenvolvidas hoje no Estado, com o plantio direto e rotatividade de culturas para garantir a qualidade do solo e da água. O setor vai caminhar para a implementação da agricultura de precisão e de irrigação" destacou.

Peso Político

Peso político na abertura do Irrigashow
Peso político na abertura do Irrigashow
Do ponto de vista político, a solenidade de abertura do Irrigashow 2017 foi dos mais significativos acontecimentos políticos do setor. Juntamente com o secretário Arnaldo Jardim e o presidente da ASPIPP, Maurício Swart, estiveram os prefeitos Antonio Hiromiti Nakagawa (Paranapanema), Thiago Michelin (Itaí), Simone Marquetto (Itapetininga) – que também presidente o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (CBH-Alpa) –; o presidente da Câmara de Paranapanema, Haroldo Silveira; o deputado Estadual Edson Giriboni; o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em São Paulo, Francisco Jardim; o presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e Irrigação (Febrapdp), Alfonso Adriano Sleutjes; e o presidente da Cooperativa Agro-Industrial Holambra Simon Johannes Maria Veldt.

Melhoria contínua

Para a diretora Executiva da ASPIPP, Priscila Silvério Sleutjes, oportunidades como essas oferecem uma nova perspectiva aos participantes. “Sem dúvidas que em cada realização temos muitas novidades, mas o fundamental é essa interface que o produtor irrigante tem com as lideranças, com pesquisadores e especialistas, e que certamente contribuem com suas atividades no campo. A qualidade técnica do público participante também contribui para o aprofundamento e enriquecimento da troca de informações ”, explica.

A edição 2017 reafirmou a vocação do Irrigashow e consolidou seu perfil, como evento técnico frequentado por um público segmentado, formado em sua maioria por produtores irrigantes, profissionais e representantes de empresas do setor de irrigação. “A melhoria deve ser contínua e trabalhamos dentro da visão de buscar a excelência do evento, sempre com a visão de oferecer bagagem técnica para o desenvolvimento da agricultura irrigada sustentável. Por isso, estamos ouvindo produtores, expositores e participantes para já alinharmos estratégias e metas, para que a próxima edição do Irrigashow seja ainda melhor”, finalizou Swart.

 

- 15/09/2017 - 10:18:14


Imprimir Fazer PDF Compartilhar por E-mail
457 notícias encontrados. 46 páginas. Mostrando página 16O-enpdp:--prAticas-sustentAveis-na-lavoura-serAo-demonstradas-em-dia-de-campo
Buscar em NOTÍCIAS:
SEDE
Avenida Presidente Tancredo Neves, N° 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
Edifício das águas 2° Andar sala 201.
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
+55 45 3529-2092
febrapdp@febrapdp.org.br
FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Filiada à CAAPAS
Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável


Correspondência
Caixa postal: AC PTI 2140
CEP: 85867-970
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.