Caravana Embrapa levará informações sobre melhor uso de fertilizantes para Mato Grosso

Por Gabriel Faria, Embrapa Agrossilvipastoril 21/09/2022

Enquanto os agricultores de Mato Grosso se preparam para iniciar a maior safra de soja em área cultivada, a Embrapa e o Senar-MT percorrerão cinco municípios do estado com a Caravana Embrapa. O evento, realizado de 26 a 30 de setembro, buscará levar informações para potencializar o uso de fertilizantes nas lavouras.
A Caravana terá início em Sinop, no dia 26, na Embrapa Agrossilvipastoril. No dia 27 será a vez de Querência, no dia 28 de Rondonópolis, dia 29 de Tangará da Serra e dia 30 de Campo Novo do Parecis. Nestas cidades o evento será nos respectivos Sindicatos Rurais, sempre com início às 8h.
A Caravana Embrapa está percorrendo 30 polos produtivos em todo o país, levando informações para melhor uso dos fertilizantes em um momento em que o insumo teve aumento de preço de 113% em relação à safra anterior, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Ainda de acordo com o Imea, na safra 2022/2023 Mato Grosso deverá semear 11,8 milhões de hectares de soja, o que representa crescimento de 2,9% em relação ao ano agrícola anterior. Sendo maior produtor de soja, milho e algodão do país, o estado é o maior consumidor de fertilizantes.
A programação do evento terá palestras abordando o planejamento do plantio, as boas práticas no uso dos fertilizantes, os novos fertilizantes e insumos disponíveis para aumentar a eficiência da produtiva, técnicas de manejo que geram benefícios como a ciclagem de nutrientes e soluções digitais que podem contribuir com a agricultura de precisão.
A Caravana tem como público principal consultores técnicos, extensionistas e demais profissionais de Agronomia. Produtores com formação técnica ou aqueles que tenham interesse no conteúdo apresentado também podem se inscrever.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.embrapa.br/caravana-embrapa, assinalando o município onde pretende participar.
A Caravana Embrapa em Mato Grosso é realizada em parceria com o Senar-MT e conta com apoios locais da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Laboratório Solos e Plantas e da Federação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso.
A Caravana Embrapa é uma ação realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa e Rede FertBrasil. Conta com o patrocínio da Rede ILPF, Bayer Climate Field View, Bioma, Fertisystem, Arko, Polli Fertilizantes e apoio do Banco do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sistema OCB e Sinprifert,
Confira a programação da Caravana em Mato Grosso:
    • 26/09 – Sinop
    • 27/09 - Querência
    • 28/09 - Rondonópolis
    • 29/09 - Tangará da Serra
    • 30/09 - Campo Novo do Parecis