O Dia Nacional do Plantio Direto precisa do seu voto

15/09/2021

Da Redação FEBRAPDP

Foto: Acervo FEBRAPDP

 

 

O Dia Nacional do Plantio Direto é um Projeto de Lei que, neste momento, tramita no Congresso Nacional e precisa da ajuda de todos os envolvidos com o Sistema Plantio Direto. A ideia é a instituição o dia 23 de outubro como a data oficial para marcar e celebrar a importância e a relevância deste modelo conservacionista do solo, que se tornou um modelo de agricultura genuinamente brasileiro. Mas para chegar lá, é necessário que haja apoio popular. Por meio de uma votação, há uma consulta pública aberta a toda a população brasileira no site E-Cidadania, do Senado Federal, que serve avaliar a dimensão deste apoio ao Projeto de Lei.

 

Até o fechamento desta reportagem, apenas 153 votos haviam sido computados. 151 a favor e 2 contrários. Para participar, basta acessar o site através do link https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/139807, e registrar o seu voto. O Projeto de Lei nº 5988 de 2019 (PL 5988/2019), de autoria do deputado federal Afonso Hamm (PP/RS), está desde o dia 14 de junho de 2021 aguardando designação do relator.

 

De acordo com Afonso Hann, há duas principais argumentações para a criação do Dia Nacional do Plantio Direto. O primeiro é a relevância desta data como marco histórico, valorizando esta iniciativa que revolucionou a agricultura brasileira e mundial. A segundo é que a data coincide com o período de início do plantio da safra de verão, a principal safra da agricultura brasileira.

 

O dia 23 de outubro foi escolhido por ter sido a data, em 1972, em que o pioneiro Herbert Bartz realizou o plantio de sua primeira safra sob plantio direto. A data é aproximada, uma vez que no início daquele mês chegara à Fazenda Rhenânia a plantadeira Allis Chalmers, importada dos EUA e após duas semanas de montagem e preparativos, deu-se iniciou ao plantio, conforme relato do pioneiro Bartz (in memoriam) quando realizada a proposta.

 

Duas outras datas também foram aventadas quando da elaboração da proposta, que teve início em 2012.  

23 de julho, dia da fundação da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha - FEBRAPDP (atualmente se chama Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto), que é uma entidade sem fins lucrativos que visa defender os interesses e agir em prol do SPD, sendo a diretoria composta por agricultores e com representantes de instituições e entidades parceiras trabalhando em conjunto. A terceira opção era 23 de novembro, data da inauguração do "Museu do Plantio Direto", em Mauá da Serra, PR, região pioneira no Plantio Direto desde 1974.

 

Não deixe de participar, seu voto é muito importante para evidenciar a relevância do Sistema Plantio Direto para toda a sociedade brasileira. Para votar, acesse https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/139807.