Agricultura conservacionista nas cadeias produtivas

29/07/2021

Da Redação FEBRAPDP

Agricultura regenerativa e o uso de forrageiras de inverno e plantas de cobertura na conservação do solo. Por si só, o título da palestra já traduz, em larga medida, a instigante temática abordada por Rodrigo Alessio, produtor rural, agrônomo e vice-presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP) pelo estado de Santa Catarina. Em sua palestra, durante o 1º Simpósio Estadual da Sociedade de Agronomia do RS (SARGS), ele trouxe um profícuo relato sobre um assunto que ganha cada vez mais espaço nas ações, corações e mentes de um número também crescente de produtores rurais: práticas e processos de manejo que prezam pelo não esgotamento dos recursos naturais e pela recuperação e proteção de solos.

 

A palestra, na íntegra, pode ser assistida neste link. Confira!

 

Ocorrida no último dia 22, a fala de Alessio abordou, entre outras coisas, a sua experiência pessoal na propriedade da família em Faxinal, no Oeste Catarinense, com o uso de forrageiras de inverno e de plantas de cobertura dentro do conceito maior da agricultura conservacionista são ferramentas ao alcance dos agricultores e que possuem capacidade de proporcionar aumento de produtividade e colaborar para a manutenção dos sistemas de produção agrícola. Os painelistas discorrerão sobre o assunto contribuindo com suas experiências na produção, na pesquisa, no ensino e na extensão rural.

 

Participaram como painelistas, a presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (APAJU), Jordana Schiavo; o presidente da FEBRAPDP e da Confederação das Associações Americanas para a Agricultura Sustentável (CAAPAS), Jônadan Ma; a presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Vitória do Palmar (AEASVP), Marta Coutinho da Silva, e o coordenador do Curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Vilson Antonio Klein. A moderação do painel ficou com Leonardo Gonçalves Cera, presidente da SARGS. Juntos, eles compuseram uma visão multifacetada sobre o tema, alinhando experiências na produção propriamente dita e nas áreas de pesquisa, ensino e extensão rural.

 

O 1º Simpósio Estadual da Sociedade de Agronomia do RS foi uma realização da SARGS, SYNGENTA, APAJU, AEASVP, e contou com o apoio da FEBRAPDP, CAAPAS, CONFAEAB, CREA-RS e UPF.

 

Link da palestra no YouTube: https://youtu.be/wu4NPH8h9ww