Nota de Falecimento

07/06/2021

Com profundo pesar, a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto, comunica o falecimento de Bady Cury, ocorrido ontem no dia 06/06/2021.

Um grande amigo e incansável colaborador da FEBRAPDP, deixa um legado irreparável de luta, dedicação total da vida por causas nobres, incansável, sensível, estrategista, amigo de todos e da mãe natureza, que tanto se dedicou junto com os pioneiros do Sistema Plantio Direto e tantos que contribuíram/contribuem para o dinâmico crescimento e consolidação no PR, no Brasil, na América Latina e tantos países do mundo que viram as experiências e aprenderam nas últimas décadas caminhos novos e sustentáveis de produção e manutenção da vida do Solo! Bady esteve muito e muito presente em todo este processo.

Bady foi um dos funcionários pioneiros da estação experimental do IAPAR em Ponta Grossa Paraná e foi durante sua gestão como coordenador de Polo Regional de Pesquisa que um time de pesquisadores do IAPAR, juntamente com um time de extensionistas da EMATER viabilizou a primeira semeadora de plantio direto tração animal, tornando possível o Sistema Plantio Direto nas pequenas propriedades.

Na Federação deixou sua marca, compromissado com a missão, coordenou e organizou muitos eventos e excursões técnicas. Ao lado de grandes amigos da FEBRAPDP, foi responsável por muitas conquistas que tornaram a Federação conhecida e respeitada por vários segmentos. Em 2016 na abertura do 15° Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, Bady Cury foi condecorado com o prêmio “Pioneiros do Plantio Direto”, por sua importante contribuição a agricultura sustentável.

Que Deus o receba com muito amor e conforte a família e os amigos!