União e apoio para a causa do SPD

08/04/2021

Da Redação FEBRAPDP

No dia 19 de abril, a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto – FEBRAPDP fará uma importante reunião com diretores e empresários do setor. O encontro tem como finalidade ampliar e fortalecer as bases de apoio ao Projeto Amigos da Terra. Além de apresentar as conquistas dos últimos anos, o intuito central é reiterar como a força das parcerias entre as entidades e empresas participantes, unidas pelo princípio norteador da agricultura sustentável, é vital para conquistas ainda maiores nos anos que virão.

 

O objetivo do projeto é desenvolver ações para sensibilização dos produtores rurais em relação às práticas sustentáveis no campo, principalmente, o Sistema Plantio Direto. A FEBRAPDP está sempre em busca de parcerias com instituições e empresas do agro a fim de alcançar a classe produtora para transferência de tecnologia e conhecimento da forma mais adequada.

 

De acordo com o presidente da FEBRAPDP, Jônadan Ma, que também é agroempresário, todas as empresas através de seus representantes estão convidadas a participar da reunião, que será virtual. “Trata-se de é uma oportunidade para que outras empresas conheçam a amplitude do Amigos da Terra e possam se engajar na causa. Todos ganham com essa parceria: a agricultura sustentável, os agricultores, as entidades e as empresas”, destaca.

 

Ma explica ainda que as empresas ganham com acesso a clientes qualificados e também com mais reconhecimento junto ao produtor rural, uma vez que evidenciam suas preocupações com ações efetivas em prol da agricultura sustentável. Já a Federação ganha também porque, por meio dessa parceria, ela consegue se manter ativa e atuante. 

 

“A Federação tem um custo para desenvolver suas ações e precisa das empresas para continuar se sustentando. Ainda que seus custos sejam pequenos e enxutos, o apoio faz-se necessário para que ela possa continuar lutando pelo setor, desenvolvendo mais informações, ajudando a validar pesquisas e divulgando tecnologias importantes. Para além disto, as empresas têm na FEBRAPDP um canal de sustentação tecnológica conceitual, para que assim possam vender seus produtos e serviços amparados em informações de peso, originárias da pesquisa com credibilidade e validadas pela ciência. Isso fortalece o conceito e a visão que o produtor tem da imagem da empresa”.

 

Orlando Martins, proprietário da Sementes Mineirão, empresa parceira do projeto há 3 anos, explica que escolheram apoiar a iniciativa por “enxergar um objetivo comum: a Federação divulgando e incentivando o SPD e, nós da Sementes Mineirão, temos os produtos que são usados pelo sistema para fazer cobertura vegetal, palhada e também atuar na descompactação do solo, que são as variedades de panicuns que trabalhamos. A experiência tem sido benéfica porque temos conseguido participar e divulgar nossa empresa participando de alguns eventos promovidos pela FEBRAPDP, o que tem trazido visibilidade para a nossa empresa. Consideramos a parceria positiva e pretendemos continuar com ela.

 

Já para Matheus Lima, diretor administrativo da I.S Brasil, empresa do setor de energia fotovoltaica e também parceira do Amigos da Terra, o interesse em participar começou em 2020, a partir do contato com os ideais da FEBRAPDP. “Fechamos uma parceria, que tem rendido frutos. Temos o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável do agronegócio, indo de encontro com a nossa missão”, diz ele.

 

Para o diretor de comércio exterior da I.S Brasil, Ivan Siqueira, por estarem ligados ao agronegócio e sempre atenderem o agro com relação às necessidades energéticas, essa parceria foi muito importante. “Através da FEBRAPDP, criamos uma relação maior com produtores rurais, e com isso, pudemos ajudar o crescimento do agronegócio”, revela.

 

De acordo com Jeankleber Bortoluzzi, gerente administrativo/coordenador de projetos, a reunião do dia 19 de abril será uma grande oportunidade de aproximação, onde as empresas poderão conhecer a FEBRAPDP, o Projeto Amigos da Terra e como esta parceria pode agregar para as empresas, além de ficar por dentro e participar do planejamento estratégico de atividades da FEBRAPDP programadas para 2021 e 2022, como fóruns, web-eventos, eventos etc. Estarão presentes: toda a diretoria, os vice-presidentes, que são todos produtores rurais dos vários Estados agrícola do Brasil, do Rio Grande do Sul a Rondônia, os pesquisadores e também, é claro, as empresas convidadas dos diferentes setores que compõem o agro: agroquímicos, máquinas e equipamentos, de fertilizantes, nutrição, sanidade, entre outras.

 

Para mais informações, de como participar da reunião basta enviar um e-mail solicitando as informações para: febrapdp@febrapdp.org.br