Dirceu Gassen recebe homenagens na Expodireto

Expodireto Cotrijal e Redação FEBRAPDP 19/03/2019

Por Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal e Redação FEBRAPDP

Ivo Mello ao lado de Elaine Gassen e filhas

Referência em Plantio Direto no Brasil e no mundo, o engenheiro agrônomo e pesquisador Dirceu Gassen mudou vidas e destinos ao longo da sua caminhada. Dinâmico, inspirador e apaixonado pelo seu trabalho foi alvo de várias homenagens nesta edição da Expodireto.

No estande da Semeato, uma exposição com fotos tiradas pelo mestre Dirceu revela o olhar diferenciado do pesquisador em relação à agricultura. As imagens foram selecionadas pela esposa Elaine Gassen. A cerimônia de abertura da mostra, no último dia 12, no estande da empresa, reuniu admiradores, familiares e amigos e foi marcada pela emoção. Ele faleceu em setembro de 2018.

“A gente compartilhava tudo, mas não tinha a dimensão da sua obra. Não tenho palavras para agradecer”, declarou Elaine. “Gratidão é o que define este momento”, complementou Thais, uma das filhas. “Foi meu irmão de vida e um profissional exemplar”, afirmou Sérgio Schneider, pesquisador e amigo de longa data, com quem trabalhou por 40 anos.

O legado deixado por Gassen está eternizado também na Calçada da Fama do Agro. Ele figura entre as 20 personalidades do setor que foram fundamentais na história da Expodireto Cotrijal e homenageadas no jardim da feira, com placas de bronze.

No estande da Produção Vegetal e Sementes da Cotrijal, uma placa em reconhecimento à importância do pesquisador chama a atenção dos visitantes. “Aliava como poucos o conhecimento científico na área que tinha formação. Tudo o que fazia colocava paixão”, destacou o superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima.

“Gassen deixou uma contribuição inegável. Em todas as suas palestras, na Expodireto, a casa era sempre cheia”, ressaltou o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.

Entusiasta do Plantio Direto

Na cerimônia de abertura da exposição de fotos no estande da Semeato, Ivo Mello, ex-presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) e membro da atual diretoria, representou a FEBRAPDP na ocasião e entregou o livro “Um Brasil Possível – Biografia de Herbert Bartz” autografado pelo pioneiro para Elaine Gassen.

Dirceu Gassen e Herbert Bartz desenvolveram uma amizade que teve início em 1980 quando o pesquisador se juntou ao grupo de entusiastas em prol do Plantio Direto no Conselho Assessor da Embrapa. Conheça a história aqui.

No mesmo dia pela manhã, Ivo Mello também participou como representante da FEBRAPDP debates sobre o plantio direto e boas práticas agrícolas realizado pelo canal Notícias Agrícolas e com transmissão ao vivo pela internet. Participaram do debate Alexandre Gazzola (Dr em sementes), Telmo Amado (professor da Universidade Federal de Santa Maria - RS) e mediação do jornalista João Batista Olivi. Confira a entrevista de Ivo Mello para o Canal Notícias Agrícolas em https://vimeo.com/323287361.

Ivo Mello ao lado do professor Telmo Amado