Boletim Informativo
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE
PLANTIO DIRETO NA PALHA

Associada a CAAPAS-Confederación de Asociaciones Americanas para la Agricultura Sustentable
        Ano 2                                             Número 7                                   Outubro/Dezembro de 2001

Venha Fazer Parte Deste Grande Encontro

 

     Continuam os preparativos para o grande Encontro sobre Plantio Direto, que acontecerá de 17 a 21 de junho de 2002, no Centro de Convenções do Hotel Monte Real Resort, em Águas de Lindóia - SP.

     É uma promoção da FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, que realiza o evento em parceria com a SAASP - Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.


Opinião

     Desenvolvimento Sustentável com Plantio Direto

     A partir da década de 70, ativistas ecológicos espalharam pelo mundo, intensamente urbanizado e industrializado, uma preocupação que até bem pouco tempo atrás não atraia a atenção de quase ninguém. Nesta época a euforia da revolução industrial, iniciada no século 19, começou a mostrar sinais de fraqueza quando em determinadas situações não conseguia manter o meio ambiente e seus componentes em condições de equilíbrio e harmonia.
     Os manifestantes daquela década sensibilizaram a opinião pública mundial a ponto de as Nações Unidas instituírem o PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
     Dentre muitas responsabilidades o PNUMA organiza a cada 10 anos um encontro de cúpula mundial com a  finalidade de discutir e uniformizar planejamento das nações em termos de buscar seu desenvolvimento sustentável, contribuindo desta forma para mitigação dos efeitos da degradação do meio ambiente que em muitos casos tem conseqüências globais não respeitando fronteiras. Um exemplo clássico é o aquecimento do planeta devido a liberação de gases que causam efeito estufa na atmosfera.
     Neste ano de 2002, na seqüência do encontro realizado no Rio de Janeiro em 1992, a cidade de Johannesburg na África do Sul será a sede do Encontro Mundial de Cúpula para Desenvolvimento Sustentável. A partir de 26 de agosto, as pessoas representando países e instituições que se preocupam e tem soluções para apresentar no sentido de desenvolver estratégias de desenvolvimento sustentável, estarão reunidas no extremo sul do continente africano.
     Pois nosso Sistema Plantio Direto tem característica impar que além de conservar solos e recursos hídricos incrementando a produção de alimentos por área cultivada, ainda por cima é a forma mais barata de seqüestrar carbono da atmosfera através da manutenção dos restos culturais sobre a superfície do solo, contribuindo para diminuir a concentração dos gases do efeito estufa na atmosfera global. Podemos dizer que enquanto os americanos não querem assumir compromissos de diminuir a liberação de CO2 acordados no protocolo de Kioto, nós estamos inadvertidamente compensando parte de suas emissões através da manutenção de restos culturais sob a superfície do solo.
     Nosso leitor está se perguntando:o que temos a ver com este tal de aquecimento global?
     Pois nosso ponto de vista é de que no momento em que o mundo se dispõe a elaborar estratégias para diminuir a degradação do meio ambiente gastando inclusive somas astronômicas de recursos financeiros, devemos valorizar nosso trabalho oferecendo nossas virtudes em troca parte destes recursos tão necessários para o progresso econômico e social de nosso país ainda numa fase considerada em desenvolvimento.
     Nossa mensagem é para que você produtor dedicado ao Sistema Plantio Direto, valorize cada vez mais esta situação perante a comunidade local, extrapolando quando possível e necessário para as esferas estaduais e federais, cobrando de nossos representantes posicionamentos que nos permitam negociar melhores condições de mercado para os nossos produtos, incrementando a renda de nossa atividade.
     Fala-se muito em alimentos orgânicos, mas para quem os conhece na gôndola de algum supermercado, é fácil entender que se trata de produtos elitizados, aos quais uma parcela muito pequena da população tem acesso devido ao seu alto custo. É bom acrescentar que nem todo o produto organicamente produzido é sustentável, pois a maioria deles necessitam de preparo intenso de solo. Neste particular, com propriedade, podemos dizer que sem edificar o substrato através da manutenção dos restos culturais na superfície, nenhuma agricultura poderá ser sustentável.
     Fica nosso questionamento para reflexão: se as pessoas com cultura e poder aquisitivo, pagam mais por um alimento que não está agredindo o meio ambiente porque não utiliza agrotóxicos, será que bem divulgadas nossas virtudes não conquistariam também uma parcela da população que se dispusesse a pagar mais pelo nosso trabalho de limpar a atmosfera, aumentando a fertilidade natural e conseqüentemente a capacidade de produção ao longo dos anos de nossos solos? Isto sim é sustentável.
    
Engº Agrº Ivo Mello
      Produtor em Alegrete/RS e 1º Secretário da FEBRAPDP 
 

FEBRAPDP se reúne em Não Me Toque

     Foi realizada, no dia 20 de março, em Não Me Toque - RS, durante a Expodireto - Cotrijal, uma reunião de diretoria e conselheiros da FEBRAPDP. A reunião serviu para avaliar as ações desenvolvidas em 2001, resultados obtidos e as propostas de trabalho para este ano.
      Entre os assuntos tratados foi discutida a realização, em 2003, do 2º Congresso Brasileiro de Plantio Direto para uma Agricultura Sustentável, juntamente com o 2º World Congress on Conservation Agriculture e a 4ª Reunião da Rede Latino-americana de Agricultura Conservacionista (RELACO)
. 


[ Página 2 ] [ Página 3 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home