4                                                  Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Experiência mostra eficácia do produto Roundup Transorb

      A Monsanto já realizou este ano 1700 eventos para divulgação do plantio direto na palha, reunindo aproximadamente 300 mil pessoas. A informação foi repassada pela própria empresa, que destaca eventos realizados no Cerrado Leste, chamado de "Fazer Chover". Foram mais de 30 realizações em toda a região.
O evento Fazer Chover é uma estratégia criada pela Regional Cerrado Leste para demonstrar uma dessecação co Roundup Transorb, que comprova seu diferencial quanto a rápida absorção em 60 minutos, usando um glifosato concorrente como testemunha. Desta forma os agricultores conseguem comprovar visualmente esse diferencial.
Para estes eventos os coordenadores de desenvolvimento de mercado - CDMs da Regional Cerrado Leste convidam agricultores, técnicos do setor e distribuidores.
Escolhem a área de algum produtor que esteja apropriada para a dessecação e seja bem representada. Na propriedade para onde os participantes são conduzidos de ônibus ou van, os CDMs delimitam o local onde serão aplicados os produtos. Depois de realizada a aplicação dos produtos, espera-se 60 minutos e então os produtores são convidados para ver a aplicação de água, simulando chuva.
Depois de 15 dias, o grupo retorna à área onde se observa pequenas parcelas em que foi aplicado o Roundup, as plantas daninhas estão todas mortas e na outra não. Com a demonstração consegue-se comprovar as diferenças de desempenho em favor do Roundup Transorb com relação ao outro produto.

AGENDA
        Curso de Sistema de Plantio Direto
      De 2 a 4 de outubro acontece, na Faculdade de Agronomia de Itumbiara, em Goiás, o curso " Como Iniciar o Sistema de Plantio Direto". São 24 horas de treinamento para técnicos e produtores que desejam conhecer e adotar o sistema. Maiores informações com a Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC) pelo e-mail - apdc@tba.com.br

      Em Minas Gerais

      A cidade de Uberlândia - MG, sediará dias 24 e 25 de outubro, o curso Matéria Orgânica do Solo em Foco Profundo, no Sistema Plantio Direto. O evento, com carga horária de 16 horas, será realizado no anfiteatro do Sindicato Rural do município. O público é variado e vai de estudantes, professores, pesquisadores, agrônomos a produtores. A promoção é da APDC/ICIAG/UFU. 

     Sequestro de Carbono
     A FEBRAPDP estará promovendo, em parceria com outras instituições, em agosto do ano que vem, o Simpósio Brasileiro sobre Seqüestro de Carbono. A programação prévia está pronta, dependendo de alguns ajustes para a publicação. A FEBRAPDP prevê o sucesso do evento devido a necessidade de aprofundamento da discussão sobre seqüestro de carbono via plantio direto e os aspectos ambientais, econômicos e sociais que o tema abrange.

      Reunião da RELACO
      A coordenação da Rede Latino-Americana de Agricultura Conservacionista (RELACO) decidiu realizar a VI Reunião Bianual na Colômbia, em 2002. Maiores informações sobre o evento serão divulgados no próximo número do Boletim Informativo. 

NOTAS

   I Workshop Plantio Direto em
     Balsas - MA
     Com o objetivo de difundir o Sistema de Plantio Direto na Palha e aproximar os produtores do norte do país para troca de experiências, a Fundação de Apoio à Pesquisas do Corredor de Exportação Norte - FAPCEN, com o apoio do Banco do Nordeste, Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, Prefeitura Municipal de Balsas, Campo, Syngenta, Batavo Nordeste, Marcos Marcelino & Cia Ltda.,Lavronorte Insumos e Comarive, realizou no dia 12 de setembro de 2001, na Fazenda Cajueiro, o Workshop - Plantio Direto em Balsas - MA. O evento foi marcado pela presença de 180 pessoas, que participaram de uma dinâmica de máquinas e implementos agrícolas na parte da manhã e de palestras no período da tarde.

      Novo Presidente
      Ainda com relação a RELACO, o secretário da entidade, Leandro de Prado Wildner, passou a ocupar a presidência. Isto ocorre em função de Milton Veiga - até então presidente - iniciar preparativos para um curso de pós-graduação no próximo ano. A direção da FEBRAPDP está mandando congratulações e votos de sucesso a Wildner.

     8º ENPDP
    
Continuam os preparativos para o 8º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha (ENPDP), que acontecerá de 17 a 21 de junho de 2002, em Águas de Lindóia - SP. O evento é uma promoção da FEBRAPDP, em parceria com a Secretaria de Agricultura de São Paulo, Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada - CATI, Instituto Agronômico de Campinas - IAC, e Associação de Plantio Direto do Vale do Paranapanema - APAVP.
     A FEBRAPDP está trabalhando na composição das comissões e escolha da temática a ser apresentada. No próximo número do Boletim Informativo será divulgada a programação prévia. Agende a sua participação, pois o sucesso do ENPDP depende de sua presença.

     Material Técnico
     O livro de Resumos das Palestras do 7º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha e o Guia de Plantio Direto, estão a disposição para aquisição na FEBRAPDP por um custo unitário de R$ 15,00. Entre em contato conosco pelo fone/fax;(42)
223-9107 ou pela internet, no endereço febrapdp@uol.com.br.  A federação também tem disponível palestras e debates do encontro em CDs, por tema abordado e autor.

    Nosso Endereço
    A FEBRAPDP continua, provisoriamente, com escritório no Edifício Executive Center, 800 - 3º andar, sala 301-A, Centro.
CEP - 84.010-350 Ponta Grossa - Paraná. 


[ Página 1 ] [ Página 2 ] [ Página 3 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home