Boletim Informativo
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE
PLANTIO DIRETO NA PALHA

Associada a CAAPAS-Confederación de Asociaciones Americanas para la Agricultura Sustentable
           Ano 2                                                Número 5                                 Janeiro/Março de 2001

Opinião

      Depois do Plantio Direto

      Nos anos 70 iniciou-se no Brasil as primeiras áreas com Plantio Direto. Buscou-se na Europa e na América do Norte as tecnologias existentes para fomentar o sistema em nosso país.Muito se pesquisou, máquinas foram desenvolvidas, pessoas treinadas, seminários, encontros e dias de campo foram realizados.
      Após 25 anos o sistema encontra-se de norte a sul, de leste a oeste de nosso país e já vem sendo adotado por vários países vizinhos, por ser o sistema de produção que causa o menor impacto ambiental. Atualmente o sistema chama-se Plantio Direto na Palha, porque agora sabemos que o grande segredo do sistema está na cobertura de palha que promovemos com as diferentes cultura e coberturas. O Brasil possui sem dúvida a melhor tecnologia de Plantio Direto na Palha do mundo.No século passado o Plantio Direto na Palha foi a tecnologia que colocou os produtores brasileiros em pé de igualdade para competir com os demais produtores mundiais, em especial  os norte americanos e europeus que são fortemente agraciados com subsídios.
      Hoje o produtor rural, independente do tamanho de sua propriedade, tem que ter visão empresarial e ser profissional, isto é, ter seus custos de produção definidos,estar atento ao mercado de comodities,`a globalização da economia, manter-se informado sobre as novas tecnologias, acompanhar os mercados, utilizar-se das modernidades que o mundo nos oferece.
      Os empresários rurais também devem estar ligados aos seus consumidores, pois cada vez mais o mundo preocupa-se como produzimos nossos produtos; se conservamos o meio ambiente, demandam produtos naturais e produtos específicos. Os fornecedores devem atender nossas necessidades e não mais nos oferecem os famosos "pacotões".
      Com a entrada dos transgênicos no mercado mundial, certamente será mais fácil produzir, porém os produtores de sementes  tentarão comandar o jogo da produção mundial, e cada vez mais o empresário rural terá que ser mais eficiente. Nossas margens de ganho serão cada vez menores e poucos são os fatores que temos a nosso favor, entre eles adversidades climáticas (ex: seca nos EUA) ou uma desvalorização cambial como ocorreu este ano.
      Países ricos sempre deram subsídios aos seus empresários rurais e continuarão a fazê-lo, portanto devemos cobrar de nossas entidades representativas ( sindicatos, federações e confederações e de nossos políticos, medidas que venham em nosso favor.
      O homem do campo, adotando a tecnologia de Plantio Direto na Palha está contribuindo para a preservação do meio ambiente, diminuindo a erosão preservando os recursos naturais. Deveremos investir em nossas gerações futuras que certamente irão nos substituir no sistema.
      Cabe a nós, empresários rurais, melhorar cada vez mais os nossos meios de produção e torná-los cada vez mais competitivos na economia globalizada.
      
      Engº Agrº Luis Carlos Roos
      Agropecuarista em Maracajú - MS
      Vice-Presidente da FEBRAPDP
      para o Mato Grosso do Sul
FEBRAPDP realiza reunião
em Esteio,
no Rio Grande do Sul

      Diretores e conselheiros da FEBRAPDP estiveram reunidos no dia 27 de agosto no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio - RS. O encontro serviu para tratar de diversos assuntos referentes a entidade.
Estiveram presentes o presidente da entidade, Herbert Bartz; os vice-presidentes Sílvio H. Ohse (RS), Sérgio Manica (SC), Manoel Henrique Pereira (PR), Benedito Orlandi (SP), Luiz Carlos Roos (MS), e Flávio Faedo (GO). Participaram também  o 1º secretário , Ivo Mello (RS); o 2º secretário, Cláudio Macagnan (RS), o tesoureiro Felipe Lameu Paladini (PR), o diretor executivo Maury Sade (PR), e outros membros da FEBRAPDP, como Altair Justino e Bady Cury, do Paraná; Ivan Bohrs e Benami Bacaltchuk, do Rio Grande do Sul e Leandro Wildner do Prado, de Santa Catarina.
      Durante a reunião, Bartz relatou a sua participação nos eventos de Rio Verde (GO) e Dourados(MS), detalhou os resultados da reunião com o secretário da Agricultura de São Paulo, Dr. Meirelles, onde foram discutidos os passos dados para a realização do 8º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha (ENPDP).

     Assembléia

     No dia 28, diretores e representantes das associadas, realizaram uma assembléia geral ordinária da FEBRAPDP. Foi apresentado um relatório das atividades do período 2000/2001, balanço geral de 2000, balancete de julho de 2001, atuação da Federação e suas decisões e propostas de trabalho para o período de 2001/2002.

Congresso Mundial terá presença de brasileiros

     Acontece em Madrid, Espanha, de 1 a 5 de outubro, o The First World Congress on Conservation Agriculture (I Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista: Um Desafio Mundial),organizado pela Food and Agriculture Organization - FAO e European Conservation Agriculture Federation - ECAF.
     O Brasil estará representado no evento com participantes, inclusive como palestrantes.
     Manoel Henrique Pereira, vice-presidente da FEBRAPDP, e presidente da Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável (CAAPAS), participa de um painel que envolverá 10 unidades. O evento terá ainda a participação,
como palestrantes, dos pesquisadores Maria de Fátima Santos Ribeiro e Ademir Calegari, do Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR; John Landers, da Associação de Plantio Direto do Cerrado - APDC; Dirceu Gassen da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto - COOPLANTIO; e Milton da Veiga, presidente da Rede Latino Americana de Agricultura Conservacionista - RELACO e pesquisador da EPAGRI.
     Estarão presentes ainda o presidente da Federação, Herbert Bartz e Leandro Wildner do Prado, pesquisador da EPAGRI de Santa Catarina.
     Diversas entidades de todo o mundo estarão reunidas para discutir a agricultura de conservação, conforme explicou Manoel Henrique Pereira.


[ Página 2 ] [ Página 3 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home