3                                               Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Dinâmica testa semeadoras adubadoras de plantio direto

     Foi realizada uma exposição dinâmica de máquinas semeadoras para plantio direto no dia 5 de abril, em Marechal Cândido Rondon - Paraná.O evento foi conduzido pela equipe da área de Engenharia Agrícola do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Ruy Casão Júnior, Rubens Siqueira e Augusto Guilherme de Araújo. Participaram mais de 700 produtores da região. A exposição contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro) e a colaboração da unidade local da Emater - PR, Coopagril, Agrícola Horizonte e Unioeste - Agronomia.
     A dinâmica fez parte do Projeto de Desenvolvimento do Plantio Direto com Qualidade para os municípios lindeiros à represa de Itaipu, patrocinado pela Itaipu Binacional. 
     O objetivo principal é viabilizar a rotação de culturas no sistema de plantio direto, com uso de adubos verdes, mantendo a cobertura morta vegetal sobre o solo. O evento foi realizado na propriedade de Paulo Rohr, um dos 14 produtores de referência do projeto promovido pela parceria entre o Iapar e a Itaipu.
     Foram apresentados dez modelos de semeadoras adubadoras de sete indústrias nacionais e uma adaptada pelo produtor Paulo Rohr. As máquinas participaram de testes de avaliação de 13 a 16 de março e os resultados foram expostos aos visitantes na dinâmica.
     Os destaques do evento foram as participações das máquinas múltiplas, ou seja, as que semeiam em fluxo contínuo (popularmente denominadas de semeadoras) e também, em precisão (plantadeiras), além da participação de uma semeadora de fluxo contínuo. São estas as que viabilizarão a implantação das coberturas vegetais.
     Essas máquinas semearam ao mesmo tempo, nos testes realizados, sementes de aveia preta Iapar 61, nabo pivotante e ervilhaca comum. Quanto às semeadoras de precisão, foram avaliados e demonstrados 10 modelos, sendo quatro na versão em  precisão das multi-semeadoras. O desempenho de todas as máquinas foi analisado com rigor técnico pela equipe do Iapar, avaliando-as sob os aspectos agronômico, energético e morfológico. Foram 60 parâmetros técnicos utilizados para a avaliação do desempenho das semeadoras adubadoras tratando-se, portanto, de um trabalho detalhado e de interesse direto do produtor.
     Ao disponibilizar esses resultados, os pesquisadores esperam que o produtor se torne mais demandante e exigente, pois poderá analisar os fatores mais importantes e restritivos de uma máquina para suas condições de trabalho. As empresas, por sua vez, de posse desses resultados, poderão caracterizar o estado da arte de seu produto, com maior rapidez, adequá-los às necessidades do produtor nesta região. Este trabalho, ainda não é considerado completo, pois não analisa parâmetros de confiabilidade que determinam a vida útil e a qualidade de fabricação da semeadora,  além de não considerar aspectos relativos à assistência técnica pós-venda.
     Foram identificadas muitas diferenças entre o desempenho das semeadoras em teste, considerando-se que haverão outros parâmetro a serem debatidos posteriormente. Tanto para as que semeiam em precisão, quanto para as que semeiam em fluxo contínuo, houve importantes recomendações para o aperfeiçoamento. Os interessados podem obter maiores informações pelo e-mail - ruycasao@pr.gov.br ou na homepage do Plataforma Plantio Direto - www.embrapa.br/plantiodireto
 

NOTAS

    Parceria
     A Fundação Maronna está formalizando parceria com a Embrapa Clima Temperado, Embrapa Florestas e a Universidade Federal de Santa Maria - RS para implantação de dois experimentos. O objetivo é a recuperação e manejo de solos degradados de origem arenítica com a utilização do plantio direto. O primeiro consiste em utilização desses solos com rotação de culturas em plantio direto e o segundo  busca a recuperação de solos já arenizados. Estes subprojetos fazem parte de um projeto maior, coordenado pelo doutor Rogério Waltrick Coelho da Embrapa CPCAT, que tem como alvo principal os solos frágeis de origem  no arenito de Botucatu.

     Palestra
     A Embrapa Pecuária Sul, através de sua área de Comunicação e Negócios (ACN), está realizando uma série de Seminários Técnicos sob os mais diferentes temas ligados a agropecuária. O público alvo desses eventos está sendo o corpo técnico da empresa, produtores, técnicos e representantes dos mais diversos segmentos do agronegócio da região sul do estado. O presidente  da Fundação Maronna, agrônomo Ivo Mello, proferiu palestra neste seminário sobre o tema: Plantio Direto - Uso Atual e Potencial do Sistema.


[ Página 1 ] [ Página 2 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home