4                                                    Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Apresentada proposta de trabalho a ser executada até o ano de 2002

A Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha apresenta uma proposta de trabalho para os próximos dois anos. Dentro dos projetos são definidos níveis institucionais (político e de associados) e de execução. Veja quais são as definições:

NÍVEL INSTITUCIONAL / POLÍTICO

            Continuidade do trabalho de fazer chegar ao conhecimento das instituições públicas e aos políticos, a realidade brasileira referente a prática do Plantio Direto na Palha - suas vantagens, o ponto de referência positiva para o Brasil em relação aos demais países e a realidade de tratamento diferenciado às instituições e produtores que utilizam, pesquisam, divulgam e fomentam esta tecnologia.

NÍVEL INSTITUCIONAL / ASSOCIADOS

            - Promover maior integração entre as associadas, atuando como interlocutora natural - porta voz de suas reivindicações.

            - Melhorar a representatividade dos estados, na entidade, através da ampliação do quadro de vice-presidenciais estaduais.

           - Dar continuidade à realização de reuniões de diretoria, para a discussão de temas que envolvem a missão da entidade, sua continuidade e fortalecimento.

          - Apoiar, quando solicitado, a realização de eventos de caráter local, regional ou estadual, promovidos por entidades associadas.

NÍVEL DE EXECUÇÃO

            - Apoio e participação no 4º Encontro Latino Americano sobre Plantio Direto na Pequena Propriedade, em novembro de 2000, em Erechim – RS.

           - Promover e realizar com associados estaduais, o 2º Congresso Brasileiro de Plantio Direto, em local a ser definido, no Rio Grande do Sul, em 2001.

            - Promover e realizar, com associados estaduais, o 8º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, em local a ser definido, em São Paulo, em 2002.

           - Montar projetos de parcerias, com entidades diversas, para viabilizar a realização de programas de capacitação em diversos níveis, implementação de cadastro técnico, e boletim informativo da entidade.

            - Implementação do Acordo de Cooperação, assinado com a Emater/PR, através do qual a FEBRAPDP passa a contar com a cessão de técnico dessa entidade, para trabalhos de interesse mútuo.

AGENDA DE EVENTOS

     Infoagro 2000  
     De 18 a 20 de outubro foi realizado, no Hotel Vila Velha, em Ponta Grossa, o Infoagro-2000 – Congresso e Mostra de Agroinformática. O evento foi realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Fundação ABC. Participaram perto de 300 pessoas que receberam informações sobre a aplicação da informática no agronegócio. Foram abordados temas como biotecnologia, proteção de plantas, comércio eletrônico, softwares e outros.
 

    Pequena Propriedade 
     O 4o Encontro Latino Americano de Plantio Direto na Pequena Propriedade será realizado de 06 a 09 de novembro de 2000 em Erechim-RS. Este evento é promovido pela FEBRAPDP, Emater-RS, Cotrel e Embrapa. Tem como público alvo pequenos produtores rurais e técnicos, sendo um fórum de discussão e troca de experiências em sistema de plantio direto na pequena propriedade.

    Encontro em Goiás 
     O 5º Encontro de Plantio Direto de Rio Verde, Goiás, está definido para acontecer entre 20 e 22 de junho de 2001. O público alvo são os produtores rurais e técnicos. A programação prevê palestras técnicas e práticas de campo. Informações podem ser obtidas pelo fone/fax (***62) 621-3951, e-mail apgcat@dgmnet.com.br ou endereço: Clube Amigos da Terra de Rio Verde, Rua 32 nº224 - Bairro Santo Antônio, 75.901-970 Rio Verde-GO.

     Congresso Brasileiro             
     O 2º Congresso Brasileiro de Plantio Direto na Palha será realizado no ano de 2001 no Rio Grande do Sul, em local e data a serem definidos. Este evento tem como público alvo pesquisadores, técnicos e produtores rurais. O objetivo é de discutir pesquisa básica e aplicada, tecnologias e recomendações gerais para o sistema de plantio direto na palha.

     Encontro Nacional 
     Já o 8º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha será realizado em São Paulo no ano de 2002, em local e data a serem definidos. Tem como público alvo produtores rurais e técnicos, com o objetivo de discutir e trocar experiências em plantio direto na palha.

   Semeadoras adubadoras      
    Entre os dias 23 e 25 de agosto, na Agrodinâmica, no município de Primeiro de Maio – PR, foi realizada uma exposição dinâmica de máquinas semeadoras para plantio direto. O evento foi inédito no País. Além das máquinas trabalharem durante o dia, foram apresentados os resultados de avaliações realizadas previamente pela equipe da Área de Engenharia Agrícola do Iapar.

         Material Técnico      
     O Livro de Resumos das palestras do 7º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha e o Guia de Plantio Direto, livro produzido pelo Grupo Plantio Direto, estão a disposição para aquisição  na FEBRAPDP por um custo unitário de R$ 15,00 (quinze reais) cada. Entre em contato conosco pelo fone/fax: (***42) 223-9107 ou pelo e-mail: febrapdp@convoy.com.br

       A Fundação Maronna tem um trabalho de pesquisa intitulado: "Produção de matéria seca e de peso vivo com pastagem de inverno em área dominada por capim annoni - Adriana Ferreira da Costa Vargas. Para maiores informações entre em contato pelo fone: (***55) 422-2740 ou e-mail: maronna@pro.via-rs.com.br 


[ Página 1 ] [ Página 2 ] [ Página 3 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home