3                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Concurso premia trabalhos em Plantio Direto

       O 2º Concurso Tecnologia Plantio Direto Brasil, promovido pelo Grupo Plantio Direto - GPD e apoiado pela FEBRAPDP, premiou os melhores trabalhos na condição do Cerrado e do Sul do País com uma viagem técnico-cultural aos Estados Unidos para as duplas vencedoras, produtor rural e engenheiro agrônomo. O concurso tem por objetivo a difusão de novas tecnologias, desenvolvidas  por produtores rurais e sua assistência técnica. O encerramento do concurso, com a entrega dos prêmios, ocorreu no dia 03 de agosto, durante o 7º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. O produtor rural Arcangelo Moratelli e o engenheiro agrônomo Célio Haverroth, sediados em Rio do Campo - SC, ficaram com o 1o lugar Sul. O trabalho deles, com o título: "O Plantio Direto melhora a renda da propriedade" avaliou o sistema de plantio direto em propriedade familiar, em solo de baixa fertilidade natural. O 1º lugar Cerrado foi para o produtor rural Luciano Mussi Mendes e o técnico agrícola Paulo Koster Siede, sediados em Maracaju - MS, com o trabalho "Integração Lavoura Pecuária". Também foi premiada a Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina como entidade que mais apresentou inscrições de trabalhos, com um prêmio de R$ 5 mil. Há seis safras Moratelli e Haverroth adotam o plantio direto em Rio do Campo. O sistema de rotação de culturas utilizado foi com milho e fumo no verão. A cobertura de inverno é feita com aveia preta antecedendo o fumo e aveia preta mais ervilhaca antecedendo o milho. A produtividade obtida na safra 98/99 foi 2.433 Kg/ha para o fumo (40% superior a média da região), além da melhor qualidade do produto, reconhecida pelos melhores preços alcançados. Na cultura do milho, a produtividade foi de 4.900 Kg/ha, 120% superior a média da região. Além dos benefícios diretos com incrementos na produtividade, observou-se a recuperação das características físicas do solo, garantindo melhor enraizamento das plantas, infiltração e armazenamento da água. A introdução da ervilhaca ao sistema possibilitou redução da adubação nitrogenada em virtude de sua elevada capacidade de fixação do nitrogênio atmosférico. Já no trabalho vencedor do cerrado, a tecnologia foi utilizada em uma parte da propriedade, com área de 33 ha, onde se efetuou o plantio de sorgo com a finalidade de pastejo rotacionado do gado no período das secas. O plantio direto do sorgo ocorreu em final de março e cerca de 50 dias após já obteve pasto de alta qualidade, permitindo o desempenho animal, além da liberação de outras áreas de pastagem. Após a retirada dos animais, na primeira quinzena de setembro, a área foi deixada em descanso por 66 dias para a formação de massa e posterior dessecação e plantio direto da soja. Os resultados dessa integração foram de 56,2 sacas de soja/ha (4 sacas superior à produtividade média da propriedade), e ganho médio de 576g de peso vivo/animal/dia, totalizando 4,1 arrobas/ha de carne no período de 28/05 a 13/09/1999.
Conheçam o que é GPD

     O Grupo Plantio Direto (GPD), que iniciou suas atividades há oito anos e é formado por cinco empresas do agribusiness - Basf, Dow AgroSciences, Manah, Monsanto e Zeneca, vem empreendendo trabalho de apoio às entidades ligadas ao sistema e aos agricultores de todo o País. Isto é feito por meio de palestras, financiamento de experimentos e de pesquisa, além de desenvolvimento de produtos e equipamentos que dêem suporte à adoção dessa prática de cultivo. O GPD tem por objetivos o apoio à Federação de Plantio Direto na Palha, à a difusão tecnológica, às Associações de Plantio Direto, treinamento sobre técnicas de plantio direto e levantamento do estado da arte. O grupo salienta a necessidade do envolvimento de outras empresas do setor para ampliar sua atuação e disseminar assim o conceito de agricultura sustentável e seus benefícios. "É preciso que mais empresas se unam ao Grupo Plantio Direto e ao mesmo tempo se associem a Federação de Plantio Direto na Palha, trazendo sua contribuição para expandirmos esse trabalho em áreas cada vez maiores", salientam. O segmento empresarial deve assumir sua parcela de responsabilidade nesse projeto, que visa garantir melhor qualidade de vida para a sociedade no futuro.

 

Pioneiro do plantio direto morre nos Estados Unidos

     Shirley Phillips, pioneiro do plantio direto, faleceu no dia 29 de agosto, com 73 anos. Grande pesquisador, teve posições importantes na Universidade de Kentucky, onde aposentou-se em 1988. Começou a trabalhar a idéia do plantio direto na década de 50.
Na década de 60, Phillips ajudou Harry Young, em um programa de cultivo em plantio direto, que previa a rotação de milho, trigo e soja, colhendo as três culturas durante dois anos sem arar o solo. Com o sucesso dessa experiência, eles escreveram livros, fizeram palestras e demonstrações para produtores rurais de Kentucky e de outros estados dos EUA e outras partes do mundo.
     Rendemos, portanto, homenagem a este homem, que teve a coragem de mudar o paradigma de arar o solo, deixando-nos o legado tão importante, que representa a sustentação da agricultura no mundo, que é o Sistema de Plantio Direto.


[ Página 1 ] [ Página 2 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home