2                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

OPINIÃO

     É com grande satisfação que noticiamos o sucesso do nosso 7º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, realizado em Foz do Iguaçu, no período de 31/07 à 01/08/2000.
     Participaram 1700 produtores, técnicos e pesquisadores discutiram os mais variados temas relacionados ao plantio direto, trocando experiências.
     Entre os assuntos debatidos, o mais recente é a contribuição que o sistema de plantio direto proporciona na redução do efeito estufa. Resultados de trabalhos de pesquisa tem comprovado que o Sistema de Plantio Direto diminui o efeito estufa, porque seqüestra o carbono da atmosfera e deposita no solo em forma de matéria orgânica, tornando o problema em solução.  A literatura cita muitas evidências de que o processo de revolvimento (aração do solo) libera C (carbono) do solo para a atmosfera. Dados experimentais indicam que a perda de carbono, nas primeiras horas após a aração, chega a 67g/m², enquanto sobre plantio direto a perda é de 0,8g/m². Estudos desenvolvidos por Donald Reicosky, nos Estados Unidos, demonstraram a perda de CO2 , estimando que a atividade agrícola, com revolvimento (aração) do solo poderia causar perdas de gás para a atmosfera superiores as emanadas do consumo de combustíveis fósseis por automóveis em todo o mundo.
     Destaca-se portanto, a importância da adoção de novas formas de preparo conservacionista. Sendo assim, o Plantio Direto é a tecnologia mais eficiente para preservar e armazenar a matéria orgânica no solo, ou seja, o carbono do solo, melhorando a qualidade do ar.
     Por este e por todos os outros benefícios que o sistema de plantio direto proporciona, produtores dos Estados Unidos da América, que utilizam o sistema, são compensados monetariamente pelo governo Americano, pela grandiosa contribuição para a melhoria ambiental.      Desta forma, devemos conscientizar a sociedade e nossos governantes da necessidade de incentivar o uso desta tecnologia, bem como compensar os usuários, através de política agrícola e medidas adequadas, para que possamos atingir nas próximas décadas, a totalidade da área agrícola do país em Sistema de Plantio Direto.
     
Plantio Direto significa permanente proteção ambiental, sustentabilidade da agricultura e segurança na produção de alimentos.

Herbert Bartz 
Presidente da FEBRAPDP
Firmado Termo de Cooperação entre a Federação e Emater - PR
     O presidente da FEBRAPDP, Herbert Bartz, e o presidente da Emater-PR, Rubens Niederheitmann, assinaram, durante o 7º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições. A Emater-PR cedeu uma engenheira agrônoma à FEBRAPDP para a realização de trabalhos em parceria. Segundo o diretor técnico da Emater-PR, José Geraldo Alves, o Termo visa promover o desenvolvimento do Plantio Direto na Palha objetivando a expansão das áreas com este sistema e a melhoria da tecnologia aplicada.

     Plataforma Tecnológica foi concluída no mês passado  

    O Projeto Plataforma Tecnológica para Direcionamento de Projetos Cooperativos de Plantio Direto, Pesquisa e Desenvolvimento em Sistema de Plantio Direto foi concluída no mês passado. O projeto inclui as propostas de pesquisa e desenvolvimento a serem implementadas para atingir os objetivos definidos. O processamento dos dados deverá gerar um catálogo de demandas e outro de ofertas tecnológicas que serão disponibilizados aos interessados em tempo permanente pela internet.
     A Plataforma Tecnológica é um diagnóstico da situação atual do plantio direto na palha no País. Foi feito um levantamento da área existente e dos pontos de estrangulamento para a expansão do sistema. Os interessados podem encontrar ainda as ofertas tecnológicas existentes. Isto servirá para um direcionamento eficiente e eficaz das atividades de pesquisa e desenvolvimento para a melhoria e expansão do sistema.

Capacitação em Plantio Direto
     Uma parceria feita entre a FEBRAPDP e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), através do Programa PR 12 Meses, prevê a realização de cursos e treinamentos em plantio direto na palha para técnicos e produtores rurais no Estado. O objetivo é de ampliar a área de plantio direto no Paraná e melhorar o nível tecnológico do sistema, promovendo o equilíbrio ambiental e melhorando a qualidade de vida do produtor rural.Esta experiência deverá ser expandida para outros estados de acordo com a demanda e apoio financeiro.

FEBRAPDP realiza
3º Study Tour
     A FEBRAPDP está preparando a programação para o 3º Study Tour, que será realizado entre 06 e 15 de novembro. Trata-se de uma excursão técnica com visitas, principalmente em áreas de plantio direto na pequena propriedade, para técnicos de vários países ligados ao Banco Mundial.
     A visita deverá concentrar-se nos estados do Paraná e Santa Catarina.

São Paulo amplia área

     Através do Programa Estadual de Plantio Direto o Governo de São Paulo aumentou em 670% a área cultivada com o sistema no último ano. Hoje são 348 mil hectares cultivados, o que representa 15% da área agricultável do Estado. O Governo oferece, através de recursos do Fundo de Expansão da Agropecuária e Pesca (Feap), financiamento aos pequenos produtores para comprar implementos para o plantio direto, com juros de 4% ao ano.


[ Página 1 ] [ Página 3 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home