Boletim Informativo
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE
PLANTIO DIRETO NA PALHA

Associada a CAAPAS-Confederación de Asociaciones Americanas para la Agricultura Sustentable
         Ano 1                                              Número 2                             Outubro/Dezembro de 2000

Federação tem Nova Diretoria

      Durante  o 7º ENPDP, no dia 2 de agosto, foi realizada a assembléia geral ordinária da FEBRAPDP, que elegeu a nova diretoria. Foi reeleito por unanimidade para o cargo de presidente, Herbert Bartz. A diretoria foi composta de: Ivo Mello ( 1º secretário), Cláudio Macagnan ( 2º secretário), Felipe Lameu Paladini (1º tesoureiro) e José Roberto Brucelli (2º tesoureiro). O diretor executivo é Maury Sade, e os vice-presidentes são: Silvio Ohse (RS), Manoel Henrique Pereira (PR), Benedito Orlandi (SP), Luiz Carlos Roos (MS, e Gilberto Pacífico Zeni (MA). Os estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e mais o Distrito Federal, devem  indicar  seus representantes.
     O Conselho Fiscal Efetivo foi formado por Franke Dijkstra, Eurico Dornelles e Irineo da Costa Rodrigues. Os suplentes são Ivan Bohrs e Altair Justino. O Conselho Deliberativo terá 7 membros a serem indicados e nominados, representando a pesquisa oficial federal, pesquisa privada, pesquisa oficial estadual/PR, empresas de defensivos, fertilizantes, máquinas e equipamentos e instituições de Ensino Superior.
7º Encontro de Plantio Direto atinge resultados esperados

      O 7º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha (ENPDP), realizado de 31 de julho a 4 de agosto, em Foz do Iguaçu, reuniu 1750 participantes. O evento, realizado pela FEBRAPDP, contou ainda com as empresas Basf, Dow AgroSciences, Manah, Monsanto, Zeneca, SLC, Revista Plantio Direto, Revista Cultivar, SEAB (Emater e Iapar), Embrapa e Associações, com estandes no espaço externo. As empresas também apresentaram novidades para o plantio direto.


     O Encontro reuniu produtores de todo o Brasil e de outros países da América Latina, além dos Estados Unidos.  Eles tiveram a oportunidade de discutir tecnologias e trocar experiências em plantio direto.
Foram tratados de assuntos variados.Entre as novas experiências, estão as relatadas pelos produtores de Santa Catarina, Nelson Hames e Anésio de Souza,que falaram sobre o sucesso obtido com o cultivo de hortaliças em plantio direto.
      Duas palestras tiveram destaque. O doutor Norman Borlaug, dos Estados Unidos (Prêmio Nobel da Paz em 1970) falou sobre o Plantio Direto e a Sustentabilidade da Agricultura em Países Emergentes. O pesquisador, também dos EUA, Donald Reicosky,abordou a importância do seqüestro de carbono no sistema de plantio direto na palha. Segundo ele, a influência do sistema na qualidade do ar é muito positiva, portanto traz grande benefício ao meio ambiente. A qualidade técnica das palestras, dos painéis de debates e das conferências, motivou a plenária, superando as expectativas. Muitas foram as contribuições para a troca de informações e experiências, tanto através das palestras como depoimentos e participação de produtores rurais e técnicos presentes.
      Durante a confraternização, entre os participantes, foram sorteadas cinco TVs, patrocinadas pelo Grupo Plantio Direto.
      Na avaliação dos organizadores, o saldo do encontro foi altamente positivo. A FEBRAPDP, suas associadas e as empresas participantes, saíram do evento fortalecidas, para avançar cada vez mais no processo de difusão tecnológica e adoção do sistema de plantio direto na palha. A técnica, como ficou confirmado, tem se consolidado como uma alternativa de produção sustentável, o que viabiliza, segundo os organizadores, a agricultura brasileira em bases sólidas.


[ Página 2 ] [ Página 3 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home