2                                               Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Histórico da FEBRAPDP

      Plantio Direto

      Embora estudado e avaliado nas instituições de pesquisa oficiais, em áreas piloto, antes deste ano, 1972 torno-se o marco inicial da utilização do Sistema, ao nível de produtores.
      O produtor pioneiro Herbert Bartz, em Rolândia-PR, começava neste ano a usar o Sistema, com o apoio da equipe técnica da Cia. Imperial de Ind. Quím. do Brasil, posteriormente ICI, hoje Zeneca.
      Experiências foram realizadas no Rio Grande do Sul, em 1974 e 1975.
      Em 1975, o Iapar iniciou atividades de P&D em Plantio Direto, mediante um Acordo de Cooperação estabelecido com a ICI do Brasil S/A. Em São Paulo, as primeiras experiências tiveram início em 1976, em Ribeirão Preto e na prática, no Sul do Paraná.
      Em 1977, o CNPSo, da Embrapa, promove em Londrina - PR, a 1ª Reunião Brasileira de Pesquisa em Plantio Direto.
      A expansão do uso do Sistema começa a ser visível, em virtude da formação de Grupos de Produtores que, interessados em discutir suas dúvidas, reuniram-se em fazendas, em dias de campo e em ambientes menores, criando o chamado "clima", que tornou possível a adoção do Plantio Direto por produtores de todo país.

      Entidades

      A primeira a ser criada, e que tornou-se um exemplo seguido nacionalmente, foi o "Clube da Minhoca", formado por produtores e extensionistas em Ponta Grossa, Centro-Sul do Paraná.
      Outros "Clubes da Minhoca" se estabeleceram posteriormente em outras regiões do país.
      Com a participação ativa de empresas produtoras de insumos e máquinas, outros grupos foram criados também em diversos  estados brasileiro, com outras denominações:

  • Clubes dos Amigos da Terra,
  • Clubes do Plantio Direto,
      A entidade pioneira, o "Clube da Minhoca" dos Campos Gerais do Paraná, promove então, em 1981, em Ponta Grossa, o 1º Encontro Nacional de Plantio Direto, evento que torna-se o primeiro de uma série que vem sendo realizado até a presente data, em diversas regiões do país, atraindo milhares de participantes:
  • em 1983 - 2º Encontro, Ponta Grossa - PR;
  • em 1985 - 3º Encontro, Ponta Grossa - PR;
  • em 1994 - 4º Encontro, Cruz Alta - RS;
  • em 1996 - 5º Encontro, Goiânia - GO;
  • em 1998 - 6º Encontro, Brasília - DF;

      O 7º Encontro, será realizado no ano 2000, em Foz do Iguaçu - PR, no período de 31 de julho a 04 de agosto.  
     A partir do ano de 1981, outras entidades foram instituídas, como forma de suporte ao crescente movimento pró-Plantio Direto.
      São as Fundações, dentre as quais citamos a Fundação ABC, em Castro - PR, a Fudacep/Fecotrigo, em Cruz Alta, a Fundação MS, em Maracaju - MS, a Fundação MT, em Rondonópolis - MT, a Fapcen em Balsas, MA, além do Clube de Plantio Direto em Arroz Irrigado, em Porto Alegre - RS, a Associação de Plantio Direto do Cerrado, em Goiânia - GO, e a mais recente: Fundação Maronna, em Alegrete, RS.
      Entre 1981 e 1998, multiplicam-se os eventos relacionados a discussão do Sistema de Plantio Direto, desde os de caráter locais regionais, estaduais e até outros, de nível internacional, sob a denominação de Seminários e simpósios.
      As áreas de cultivo sob o Sistema, em 1972, citadas como 100 hectares, crescem de forma acelerada, estimando-se para 1999, na ordem de 13,5 milhões de hectares.
      O Cerrado brasileiro torna-se o grande usuário e beneficiário da tecnologia, apresentando constante aumento nas áreas sob Plantio Direto.

      Adoção Generalizada

      No início considerada tecnologia para grandes produtores, o Plantio Direto recebe apoio da pesquisa oficial do Paraná - o Iapar, que em trabalho conjunto com a Emater e a  Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Estado, promove com a parceria da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, campanha e obtém amplo sucesso na adequação e adoção para a pequena propriedade.
      Indo mais além, o trabalho envolve o uso do Plantio Direto com tração animal, o qual na safra de 1993/1994, alcança 1.642 hectares, no Paraná, e em 1998, 43.000 hectares.
      É realizado o evento denominado 1º Encontro Latino Americano sobre Plantio Direto na Pequena Propriedade, em 1994, em Ponta Grossa - PR , que tem seqüência com o 2º, realizado na cidade de Edelira, na região de Itapua, no Paraguai, em 1996. O 3º foi realizado em Pato Branco - PR, em outubro de 1998.
      No segmento pesquisa e ensino, espaço para o Plantio Direto também é ocupado. As Universidades, de Ponta Grossa no Paraná e de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, criam nos seus Cursos de Agronomia, a cadeira de Plantio Direto, como parte do curriculum.
      Os pesquisadores, reunidos em Ponta Grossa - PR, em 1996, realizam o 1º Congresso Brasileiro de Plantio Direto para uma Agricultura Sustentável.
      Está fechado um ciclo pró agricultura sustentável, onde ensino, pesquisa, extensão e produtores unem-se para o mesmo objetivo.
      A eles, juntam-se entidades e empresas produtoras de insumos, viabilizando desta forma a nova forma de se fazer agricultura.

      Federação

      Em 23 de julho de 1992, reúnem-se em Cruz Alta - RS, representantes de todas as entidades retro citadas e definem por instituir uma, de caráter nacional, que venha a representá-las.

      Trata-se de uma entidade de direito privado, sem finalidade lucrativa e com objetivos claros:
  • congregar e representar as instituições que tenham, entre outros objetivos, o de estimular, difundir e ou orientar o Sistema de Plantio Direto na Palha, em todo o território nacional e junto a entidades internacionais afins;
  • incentivar e promover a realização de palestras, debates, conferências, encontros, congressos e outros eventos, em qualquer âmbito, visando o desenvolvimento do Sistema de Plantio Direto na Palha;
  • promover, sob todas as formas, a troca de experiências e o aperfeiçoamento técnico entre entidades congêneres, técnicos, instituições ou produtores, adotantes do Sistema de Plantio Direto na Palha;
  • promover a integração entre as entidades associadas, órgãos governamentais e privados de pesquisa, ensino e extensão, bem como empresas nacionais e estrangeiras, detentoras de tecnologia, visando a otimização do Sistema de Plantio Direto na Palha  e a melhoria do seu custo benefício;
  • incentivar e promover o treinamento de recursos humanos, de nível médio, superior e do próprio produtor, visando facilitar o desenvolvimento tecnológico e operacional do sistema, na propriedade;
  • contribuir para a difusão de informações do interesse das filiadas e seus associados, representar, à nível nacional e internacional, o interesse das instituições filiadas e dos produtores rurais que utilizam o Sistema de Plantio Direto na Palha.

      Em junho de 1998, a FEBRAPDP recebe do Ministério da justiça a outorga de Entidade de Utilidade Pública Federal.     


[ Página 1 ] [ Página 3 ] [ Página 4 ] [ Lista - Boletins Informativos ]

home