7                                                    Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha

Práticas da agricultura conservacionista
são apresentadas para a FAO, em Roma

     Durante a semana de 14 a 17 de junho, dirigentes rurais do Mercosul participaram de uma reunião na FAO, em Roma, formalizando a intenção de trabalharem  juntos para a expansão no mundo das boas práticas agrícolas preconizadas pela agricultura conservacionista, estabelecidas pela Declaração de Foz de Iguaçu, em 2003.
     A Federação Brasileira do Plantio Direto na Palha (Febrapdp),associada a Confederação de Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável  (Caapas) participou do encontro, demonstrando o sucesso da implantação do sistema  de plantio direto na palha (SPDP) no Brasil, considerado como um dos responsáveis pelos excelentes resultados que a agricultura brasileira tem obtido ultimamente, em termos quantitativos e qualitativos. Experiências de transferência de tecnologias de produtor para produtor, os dias de campo, as alianças estratégicas e sinergia com os demais atores da cadeia produtiva, o alcance a todos os produtores (incluindo os pequenos e os benefícios que estes obtêm), também foram apresentados a FAO, através do modelo brasileiro.
     Para isto, três reuniões realizadas durante o encontro em Roma foram fundamentais para aprofundar o conhecimento do SPDP desenvolvido nas Américas. A primeira se deu com técnicos em desenvolvimento da agricultura conservacionista; a segunda, com especialistas em certificações de qualidade na produção agrícola; e a terceira reuniu consultores em cooperativismo.
     Impressionados com o espírito associativo dos produtores, principalmente dos brasileiros, os técnicos da FAO elogiaram a Federação pela iniciativa de oportunizar a adoção do plantio direto em pequenas propriedades rurais, através do financiamento de máquinas agrícolas à tração animal. Contribuíram também os trabalhos de extensão praticados por órgão públicos brasileiros como o Iapar, a Epagri e a Emater, que levaram o plantio direto ao conhecimento do pequeno produtor, motivando a FAO a pensar em replicar a experiência do desenvolvimento deste sistema para outras partes do mundo.
     Segundo o presidente da Febrapdp, Ivo Mello, o fato da FAO reconhecer a importância do plantio direto como boa prática agrícola, de caráter econômico, eficiente e democrático, abre um espaço para a promoção da competitividade do SPDP através da implantação de um processo de rastreabilidade para certificação das propriedades que cumprem os preceitos do Sistema, diferenciando e valorizando a produção.
     O argentino Roberto A. Peiretti , presidente da Caapas,  abriu o encontro, analisando o impacto da agricultura conservacionista nas propriedades rurais dos países americanos que já adotaram o sistema de plantio direto, como  o México, Chile, Paraguai, Bolívia, Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Canadá, além do Brasil.

 Países americanos discutem o sistema de

 Plantio direto em encontro na Argentina

     A cidade de Rosário, na Argentina, sediou a Reunião Anual da Confederação de Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável  - Caapas, realizada entre os dias 28 e 31 de março. A entidade anfitriã foi a Apreside, co-irmã portenha da Federação Brasileira do Plantio Direto na Palha.
     A pauta principal discorreu sobre a possível inclusão do Canadá como membro da Caapas, solicitação formalizada durante a realização do II Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista, em agosto do ano passado, em Foz do Iguaçu. A entidade de produtores canadenses que reivindicou a sua inclusão no quadro de associados é a SCCC (Soil Conservation Council of Canadá). Pelos pareceres enviados ao presidente da Caapas, Roberto A. Peiretti, o deferimento do pedido é dado como certo. Para o dirigente, a adesão de mais um país representa um reconhecimento assim como a possibilidade de continuar ampliando os horizontes e o sentido de ser da instituição.
     O Brasil esteve representado pela FEBRAPDP. Ivo Mello, presidente da Federação, participou acompanhado do diretor executivo, Maury Sade e do diretor tesoureiro,  Manoel Henrique Pereira, o Nonô, apresentando relatório das atividades da FEBRAPDP, no ano de 2003 e o planejamento para 2004.
      A Caapas defende uma proposta para aumentar e sustentar a produção agropecuária que se baseia no uso racional dos recursos naturais, compatibilizando-os com as necessidades de beneficio econômico através de utilização de tecnologia adequada, que possa harmonizar esses fatores. A agricultura sem revolvimento do solo constitui a proposta central da Confederação. Este permite considerar o solo como um recurso natural renovável. A pesquisa científica e a aplicação desta tecnologia pelos produtores inovadores da América, vem demonstrando que este sistema de produção não só evita a deterioração do solo, como também o melhora e conserva. Além disso, permite a transformação do recurso solo em renovável e da agricultura em sustentável.


[ Página 1] [ Página 2] [ Página 3] [Página 4] [Página 5] [Página 6] [Página 8] [Informativos]

home