Boletim Informativo
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE
PLANTIO DIRETO NA PALHA

Associada a CAAPAS-Confederación de Asociaciones Americanas para la Agricultura Sustentable
      Ano 4                                                Número 14                                     Outubro/Dezembro de 2003

    OPINIÃO     

A QUEM ESTAMOS SERVINDO?

     Com a globalização o espaço deixa de existir e nas negociações  aparecem de forma muito clara as regras do grande jogo.
     Globalização é para profissionais. Não adianta termos um ambiente muito bom para produção se quando firmamos documentos internacionais estamos criando as nossas próprias barreiras não tarifárias.
     Nossas leis, aprovadas pelos nossos legisladores, têm um rigorismo  quase religioso onde procuramos criar uma sociedade fictícia, não brasileira , o resultado disto é a pouca aplicabilidade das mesmas, criando um entrave ao desenvolvimento de nosso país.
     Vale lembrar que as leis foram criadas primeiramente pelas sociedades antigas como forma  de regularizar e harmonizar ações que a própria sociedade já praticava. Hoje o que vimos é leis ditarem o que as sociedades devem fazer. Esta nova característica legal é entendida e usada pelas sociedades mais organizadas. Se quisermos competir deveremos aprender a jogar neste tabuleiro.
     Porque escrevo isto, porque produzir nós sabemos e somos competitivos, porém nossas
atitudes políticas, a nível  municipal, estadual, federal e internacional ainda são muito pequenas e isto irá fazer a diferença. Usarmos as leis internacionais como vantagem comparativa para nossa sociedade será um dos instrumentos de desenvolvimento.
     Estamos participando dos Comitês de Bacias Hidrográficas uma organização que envolve todos seguimentos da sociedade e que define  a qualidade e quantidade de água que queremos. O comitê é um instrumento de exercício político que devemos usar para “vender”  nosso agronegócio como sustentável  para nossa sociedade. Isto dá credibilidade.
     O exemplo da prática de  plantio direto com suas vantagens ambientais pode tornar-se transparente à sociedade, saindo do público produtor e indo ao encontro do consumidor.
     A biotecnologia brasileira deve sair da discussão ideológica e ser usada em benefício do país ou alguém imagina que esta será usada para o “mal” e que todos aceitarão? Isto num mundo participativo e de mercado é utopia. A cada passo que não damos alguém já o fez e está na frente e para recuperamos é bem mais difícil.
     O mundo pode comprar o GÊNIO BRASILEIRO: nação que convive com todas etnias, cuja sociedade não é armada com exércitos altamente especializados em matar e espionar pessoas porque é pacífica (apesar de todos os dias sermos bombardeados com notícias de insegurança); é respeitada pelos países vizinhos em seus limites geográficos; possui a maior reserva de água do planeta; maior floresta tropical, com toda sua biodiversidade, um dos melhores ambientes para produção de alimentos e um povo jovem e criativo.      Porém devemos saber vendê-lo.
     Como mensagem final :
     VOCÊ PODE ........ SE SOUBER

Ariovaldo Ceratti
Vice-presidente- RS

Lançado oficialmente
o 9º Encontro Nacional
de Plantio Direto na Palha

Foi lançado oficialmente, no dia 12 de dezembro, o 9º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. O lançamento aconteceu em Chapecó-SC, município que vai sediar o evento de 29 de junho a 2 de julho de 2004.
Estiveram presentes na cerimônia  diretores da FEBRAPDP, diretores e técnicos da Epagri, representantes do CREA-SC, Cefet-PR, Iapar, Cooplantio, Cooperalfa, Coopercampos, Monsanto, UnoChapecó, Prefeitura Municipal de Chapecó, produtores e pioneiros do plantio direto em Santa Catarina. Na oportunidade  os participantes firmaram compromisso de total apoio para o pleno sucesso do evento. Na seqüência a Federação estará divulgando a programação técnica e informações para inscrição.

AGENDE SUA PARTICIPAÇÃO  

    
 Hilário Cassiano, vice-presidente da FEBRAPDP para Santa Catarina; Ivo Mello, presidente da FEBRAPDP; Waldemar Herrcílio de Freitas, diretor da Epagri; e Alípio Inácio Alves, diretor geral de agricultura da Prefeitura de Chapecó, apresentam cartaz do evento


[ Página 2] [ Página 3] [ Página 4] [Página 5] [ Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home