8                                                     Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha
OPINIÃO

 De empirismo especulativo, curiosidade, pesquisa, inovação, mostrar, ver, gostar, adaptar, escolher, melhorar, decidir, a congressos internacionais. Uma mudança definitiva de paradigma altera o processo produtivo, inicialmente do Sul do Brasil, depois do País inteiro, agora do mundo. Uma revolução que se antecipou à própria conceituação.Plantio direto, aliás, Sistema de Plantio Direto na Palha. Inquestionavelmente é a mais completa forma de agricultura conservacionista, a nova semântica que se apropriou do significado plantio direto. Nasceu da consciência de poucos agricultores, hoje, institucionalizada pelas mais importantes organizações responsáveis por desenvolvimento agropecuário e proteção de meio ambiente do mundo, esta se tornando ciência. A mais nova ciência.O II Congresso Mundial sobre Agricultura Conservacionista, o último grande empreendimento que a  Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, brilhantemente, organizou e coordenou, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, mostrou isso. O sonho de alguns inovadores: “Produzir em Harmonia com a Natureza”, trouxe especialistas renomados, de todo o mundo, cada um com uma possível melhoria, alternativas, experiências que gostariam de partilhar com seus pares. Mais de 50 países, mais de 900 participantes, mais de 50% dos participantes estrangeiros. Um sucesso internacional. Indiscutivelmente, o rompimento das fronteiras físicas do conhecimento, a globalização do plantio direto na palha. A consolidação de uma prática consciente, realmente sustentável. A respeitável  agricultura conservacionista do Brasil mostrando-se para o mundo.O II Congresso Mundial sobre Agricultura Conservacionista teve ciência, tecnologia e acima de tudo, experiência. Oportunizou a validação das habilidades  de quem já a utiliza. Tranqüilizou os novos especialistas dando-lhes certeza de que estão no caminho certo. Esta é a única saída válida para um mundo que precisa continuar crescendo e se alimentando, mas também preservando o ambiente. Consagrou nossos pioneiros. Deu destaque para produtores que se notabilizaram por terem acreditado antes, por terem interagido com as instituições de pesquisa e extensão, com as industrias de máquinas e insumos, por terem induzido ao desenvolvimento de tecnologias apropriadas às necessidades e responsabilidades de uma agricultura de conservação.Entre os importantes resultados deste evento destaca-se a Declaração de Foz do Iguaçu, que enfatiza a crença de que a Agricultura de Conservação, que congrega os princípios universais de cobertura perene, plantio ou semeadura direta, e rotações de cultura plurianuais, é a via principal para uma agricultura sustentável e capaz de auxiliar a resolver a fome mundial e a crise ambiental.


Benami Bacaltchuk, chefe-geral da Embrapa Trigo, representante da empresa na FEBRAPDP

AGRADECIMENTOS

                As Diretorias da ITAIPU Binacional e da
              FEBRAPDP no estande da ITAIPU 

     Em nome da Federação Brasileira de Plantio Direto na  Palha - FEBRAPDP e da Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável  - CAAPAS, agradecemos a todos os colaboradores, entidades e empresas que tornaram possível a realização deste evento.
     Aos componentes da Comissão Organizadora e da Comissão Técnico-Científica, pela dedicação na função de orientação, colaboração e execução.
     As entidades nacionais e internacionais que se propuseram a realizar conosco este grande evento: CIRAD, ECAF, FAO, Governo do Estado do Paraná e ITAIPU Binacional pela divulgação do congresso e pelo esforço na promoção da participação de técnicos e produtores dos mais diversos países do mundo.
     Aos nossos apoiadores: ANDEF, CNPq, DMC, EMATER-PR, EMBRAPA, Fundação AGRISUS, IAPAR, IICA / PROCITROPICOS, Programa PARANÁ 12 MESES, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná - SEAB, que não mediram esforços para a  concretização deste evento. Aos nossos patrocinadores OURO : DOWAGROSCIENCES, MONSANTO E SEMEATO, que acreditaram em nosso trabalho. E também aos demais patrocinadores: AGCO, FITARELLI, GTS do Brasil, JACTO, JOHN DEERE, MANAH, MONTANA, NEVOEIRO, SERVSPRAY, SYNGENTA, REVISTA PLANTIO DIRETO E TATU MARCHESAN.
     Agradecemos também, aos companheiros da PJ Eventos, que conosco organizaram este evento.

                             FEBRAPDP e CAAPAS   

 


[Página 1] [Página 2] [ Página 3] [Página 4] [Página 5] [Página 6] [Página 7] [Informativos]

home