4                                                 Boletim Informativo da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha
 

         Plantio direto contribui com a evolução da agricultura

       
Mais de 500 pessoas participaram da excursão técnica a municípios do Oeste do Paraná, realizada na quinta-feira,
   quarto dia do Congresso. Na região, o sistema de produção é diversificado.      Tem destaque a produção de leite, caracterizando-a como a maior bacia leiteira do Estado. Com relação à produção de grãos, a região registra a produção de 25% do total produzido em solo paranaense. No Oeste também predominam agroindústrias voltadas à produção de carnes e derivados. Os municípios visitados foram Itaipulândia, Missal e Santa Helena.
     A região visitada apresenta propriedades mecanizadas e outras com tração animal. É forte no local a consciência da necessidade da preservação na execução dos sistemas de produção.  

 

      Itaipulândia
    
Graças aos royalties da Itaipu, o município de Itaipulândia, emancipado há 11 anos, tem orçamento anual médio de R$ 40 milhões, o que possibilita o investimento em saúde, educação, esportes e turismo, além de propiciar um envolvimento especial por parte da administração pública em tudo o que se refere ao setor produtivo. O prefeito Miguel Bayerle, juntamente com o vice-prefeito e secretário da Agricultura, Flávio Finn, receberam os congressistas no Auditório Caramuru, ocasião em que falou aos presentes sobre os investimentos feitos para agricultura do município, que favorecem a conservação do solo, a aquisição de máquinas e  implementos agrícolas e a diversificação agrícola. Segundo Bayerle, a soja e o milho são as culturas mais produzidas, mas também é grande o interesse pela produção de hortaliças.

      Missal
     O produtor Luís Leopoldo Flach, juntamente com sua família, recebeu na sua propriedade de 17 hectares, os participantes congresso. Ele disse que está em processo de conversão para produção orgânica há cerca de dois anos, o que irá incrementar sua renda. Os participantes puderam conhecer um pouco mais dos hábitos e costumes da região. Eles escutaram atentamente, enquanto saboreavam soja torrada, a história do pequeno produtor, natural de Santa Catarina e que veio para o município de Missal, no Paraná em 1976.
Através de financiamentos adquiriu a terra, onde construiu um açude para peixes, investiu em pastagens e iniciou a criação de vacas leiteiras. Hoje sua principal atividade econômica é a produção leiteira, de onde tira 100 litros/dia. Ele também produz hortaliças e milho consorciado com mandioca. Além de frutas e verduras, Luís Leopoldo ainda comercializa em feiras agrícolas o que sua esposa, dona Maria, produz, como açúcar mascavo, mel, rapadura, licores, biscoitos, amendoim, entre outros. Ele afirma que é grande a sua preocupação em proteger a natureza, o que lhe permite advertir a todos da importância de se conservar os recursos naturais, sempre pensando nos seus filhos e netos e em lhes garantir um meio ambiente conservado.

     Santa Helena
     No Centro Avançado de Pesquisa (CAP) de Santa Helena, resultado de uma parceria entre Itaipu, Iapar e Prefeitura Municipal do Município, os congressistas puderam conhecer o programa de alternativas de produção, desenvolvido para transformar a estrutura da economia da região, através da diversificação das atividades. O programa possibilita o uso de culturas que são menos agressivas ao meio-ambiente e economicamente viáveis.
Além disso, conforme salienta Marcos Baumgartner, da Itaipu, agregada a preocupação ambiental, existe uma adequação de sistemas de produção mais perenes, com alternativas de rentabilidade para o pequeno produtor.
     Ele explica que o CAP atua em quatro frentes, que são a fruticultura (viabilizando produção comercial), sistemas de cultivo e produção de palmito (com o processamento de palmáceas), sistemas florestais (integrados com outras culturas) e produção de leite a pasto (para aumentar a produção e a qualidade do leite). “Todas as opções testadas visam o incremento da rentabilidade e a preservação ambiental”, observa.

     Dinâmicas de máquinas
    A excursão técnica teve sua última parada na Fazenda Apolo, propriedade rural localizada no município de Itaipulândia e que utiliza o sistema de plantio direto há oito anos. As principais atividades da Apolo são a produção de soja, milho e confinamento de gado. A área para demonstração de equipamentos foi semeada com duas espécies de plantas de cobertura de inverno (em plantio solteiro), cinco consórcios de plantas de cobertura de inverno e 14 diferentes espécies de cobertura de verão. Na oportunidade, a Semeato esteve apresentando dinâmicas de máquinas, com a utilização de equipamentos de tração animal e tração mecânica, ficando a cargo da equipe do IAPAR a demonstração de máquinas de tração animal.

 

 

 

 

   Participantes do Congresso conheceram
    práticas conservacionistas realizadas na
    região de Foz do Iguaçu

   


[Página 1] [Página 2] [ Página 3] [Página 5] [Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home