Boletim Informativo
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE
PLANTIO DIRETO NA PALHA

Associada a CAAPAS-Confederación de Asociaciones Americanas para la Agricultura Sustentable
      Ano 4                                             Número 13                                     Julho/Setembro de 2003

II Congresso Mundial sobre Agricultura
Conservacionista reúne 950 inscritos de 50 países

Evento realizado em Foz do Iguaçu - PR é considerado sucesso absoluto

     O II Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista, que aconteceu em Foz do Iguaçu - Paraná, de 11 a 15 de agosto, contou com a participação mais de 950 pessoas de 50 países, entre pesquisadores, professores, técnicos, produtores, estudantes, ambientalistas e demais interessados no intercâmbio de experiências sobre Agricultura Conservacionista - seus benefícios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável. O tema central desta edição foi  “Produzindo em harmonia com a natureza”.
     A promoção foi da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) e da Confederação de Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável (CAAPAS), com o apoio do CIRAD, ECAF, FAO, ITAIPU Binacional e do Governo do Paraná, através da SEAB, EMATER - PR e IAPAR.
     A primeira edição do evento aconteceu em 2001, em Madri (Espanha) e reuniu organizações internacionais, associações de agricultores, instituições científicas, organizações governamentais e não governamentais e outras entidades, ocasião em que se iniciaram os debates em busca de subsídios para promover a difusão e adoção - em âmbito mundial - dos princípios e práticas da Agricultura Conservacionista.
     Já nesta segunda edição, teve seqüência o debate sobre o conjunto de práticas que constituem a Agricultura Conservacionista, como sendo um dos mais notáveis desenvolvimentos da agricultura das últimas décadas. A cobertura permanente do solo, a redução ou eliminação do revolvimento da terra e a rotação de culturas, constituem os pilares de sustentação deste modelo de produção ambiental, principalmente pelas suas qualidades na proteção do solo e da água.

 



11 a 15 de Agosto de 2003
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil


Momento Certo

     Essa evolução está ocorrendo em uma época em que a opinião pública despertou para o problema da degradação ambiental. O Brasil, que ao longo das últimas décadas, acumulou grandes conhecimentos, tornando-se referência, não só na América Latina, mas em todo o mundo, no que diz respeito à Agricultura Conservacionista, conta atualmente com uma área cultivada superior a 19 milhões de hectares sob o Sistema de Plantio Direto na Palha, considerado uma das práticas mais completas para uma agricultura sustentável. Hoje, graças ao trabalho de produtores e técnicos, das instituições de pesquisa e extensão e da indústria, o país conta com tecnologias conservacionistas que o coloca em posição de destaque mundial.

Programa

     Durante o congresso aconteceram debates, apresentação de trabalhos científicos e troca de experiências práticas sobre os avanços mundiais no setor, segundo a coordenadora da Comissão Técnico-Científica do Congresso, Lutécia Beatriz Canalli. Foram debatidos os aspectos e tendências para os próximos anos, no âmbito mundial. A idéia é enfatizar o plantio direto e o cultivo mínimo, como modalidades eficientes de Agricultura Conservacionista. Aconteceram ainda mesas redondas, apresentação de pôsteres, relato de experiências, conferências, palestras e debates.
     De acordo com o coordenador geral do evento, engenheiro agrônomo Bady Cury, houve uma interação muito positiva entre expositores e participantes, com troca de experiências. A participação nas palestras, conferências, painéis e mesas redondas foi sempre superior a 70% dos inscritos.



[Página 2] [Página 3] [Página 4] [Página 5] [Página 6] [Página 7] [Página 8] [Informativos]

home